Amazônia: deputado sai em expedição de 4 mil quilômetros nas estradas
Incluindo a BR-319, Mandel disse que quer registrar a realidade dos habitantes "sem filtro ideológico".

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/03/2025 às 09:29 | Atualizado em: 04/03/2025 às 09:29
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) a partir desta terça-feira de carnaval estará, literalmente, com o pé na estrada. Começando pela BR-319, a partir de Manaus, ele anunciou uma expedição documental de 4 mil quilômetros pelo Brasil central e Amazônia ocidental.
Conforme ele, trata-se de um projeto independente, bancado com recursos próprios, logo, sem usar dinheiro público.
Mandel disse que vai registrar a realidade de populações ribeirinhas, indígenas e comunidades que vivem ao longo da BR-319 e demais rodovias.
Dessa forma, o deputado disse acreditar que produzirá um panorama amplo e imparcial sobre os impactos da infraestrutura viária na Amazônia, incluindo as recomendações do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes sobre a BR-319.
“Nosso compromisso é servir de ponte para que essas comunidades sejam ouvidas. Queremos mostrar suas realidades e desafios, sem filtros ideológicos. A expedição será uma oportunidade única para compreender como vivem aqueles que dependem dos rios e rodovias para sobreviver, longe dos grandes centros e do olhar do poder público”.
Leia mais
Asfaltar BR-319 é risco socioambiental à Amazônia, ideia que vem de fora
Dificuldades do dia a dia
Como resultado, Mandel afirmou que sua jornada expedicionária vai mostrar os desafios logísticos das estradas na Amazônia, como trechos isolados, condições climáticas adversas e precariedade de infraestrutura.
Ele promete mostrar, ao final, o documentário em diferentes plataformas da internet para que todos conheçam a realidade enfrentada no dia a dia pelos amazônidas.
Fotomontagem: BNC Amazonas