Amazônia: CMA intensifica ações do Exército no Amazonas
Militares reforçam segurança nacional com a operação Ágata em Santo Antônio do Içá

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/05/2025 às 23:21 | Atualizado em: 05/05/2025 às 23:23
O Comando Militar da Amazônia (CMA) divulgou neste dia 5 de maio que o Exército intensifica presença na faixa de fronteira do Amazonas com as operações Ágata e Apoena.
No município de Santo Antônio do Içá, na região da tríplice fronteira do Brasil com Colômbia e Peru, no alto rio Solimões, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS) realiza operações estratégicas de combate aos crimes transfronteiriços, conforme o CMA.
Conforme o comando militar, com sede em Manaus, essa ação contínua do Exército na região “assegura o estado de prontidão para empregar meios militares em proveito da soberania nacional e do bem-estar da população”.
Dessa forma, a operação Ágata é parte de uma estratégia integrada para combater ilícitos transfronteiriços e ambientais, ampliando a presença do Estado em áreas remotas da Amazônia.
Leia mais
Infantaria de selva do CMA reforça ações na fronteira com Colômbia e Venezuela
Ações e resultados
Segundo o CMA, a apreensão de drogas é das principais atividades na região de fronteira. Recentemente, suposta carga de cocaína foi encontrada em uma embarcação tipo voadeira. Dois traficantes foram presos.
As ações envolvem táticas e patrulhamento fluvial em postos de controle nas regiões de Palmeiras do Javari, Igarapé Urutauí e Igarapé-Mirim. Além disso, patrulhas fazem reconhecimento de fronteira em áreas estratégicas, como a aldeia São Meireles e outros pontos de difícil acesso.
Por meio de tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, o CMA mantém atividades permanentes de preparo e emprego em operações de guerra e não-guerra.
Dessa forma, enquanto reforça a soberania nacional, os militares proporcionam segurança das populações locais na região fronteiriça.
Com informações da comunicação do CMA
Foto: divulgação