Amazonas zera doses de vacinas com risco de perder validade
A juíza federal Jaiza Fraxe despachou ordem para que os municípios do Amazonas aplicassem imediatamente 3.425 doses

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/04/2021 às 11:10 | Atualizado em: 30/04/2021 às 11:10
O Amazonas zerou as doses de vacinas com risco de perder validade nesta sexta-feira (30). Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), os municípios aplicaram todas as doses de vacinas que tinham prazo de validade até esta data.
No último dia 28, a juíza federal Jaiza Fraxe despachou ordem para que os municípios do Amazonas aplicassem imediatamente 3.425 doses. O prazo de validade desse lote venceria, portanto, nesta data.
Assim, com essa informação, o governo antecipa em dois dias o cumprimento da determinação judicial. A FVS tinha até o dia 2 de maio para receber as informações dos municípios.
Conforme manifestou, a intenção da juíza foi evitar desperdício dos imunizastes contra a covid (coronavírus).
Leia mais
Justiça Federal manda Amazonas aplicar logo 3,4 mil doses de vacina
O que diz a FVS
De acordo com Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) o estado aplicou as doses com prazo de validade até esta sexta-feira (30).
Portanto, todas as doses de vacinas com prazo de validade até o dia de hoje (30) foram aplicadas, ainda na quinta-feira (29).
Dessa maneira o Programa Nacional de Imunização da FVS-AM (PNI/FVS-AM) monitora os dez municípios, junto às secretarias municipais de saúde, com o objetivo de acelerar o processo de vacinação no interior do estado.
Foto: Ruam Souza/Secom