Amazonas vai presidir fórum de secretários do meio ambiente
Amazonas, por meio da Sema, irá liderar conferência por um ano; iniciativa é conduzida pela força-tarefa de governadores para o clima e florestas

Mariane Veiga
Publicado em: 25/06/2021 às 16:46 | Atualizado em: 25/06/2021 às 16:46
O Amazonas foi eleito presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal. A escolha ocorreu nesta quinta-feira (24), durante a reunião presencial do fórum junto ao Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), em Brasília.
O fórum é um dos espaços mais importantes onde gestores das pastas de meio ambiente da região debatem pautas coletivas e articulam uma atuação em conjunto contra os desafios ambientais da maior floresta tropical úmida do mundo.
O Amazonas foi eleito democraticamente para presidir o grupo por um ano, com possibilidade de recondução por mais um ano.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, é quem estará à frente da conferência.
A vice-presidência, por sua vez, passa a ser assumida pelo secretário da pasta ambiental do Maranhão, Diego Rolim.
“O fato de termos sido eleitos para exercer este mandato é extremamente significativo, porque nós estamos amadurecendo o nosso sistema de meio ambiente. Temos inúmeros desafios pela frente, mas, ao mesmo tempo, os modelos que a gente vem implementando de gestão de Unidades de Conservação e no avanço de cadeias produtivas sustentáveis respaldam o Estado para assumir a liderança desse grupo nesse momento”, pontuou.
Com a eleição, Taveira substitui Mauren Lazzaretti, secretária do Meio Ambiente de Mato Grosso, que ocupava o posto até então.
Ele destacou o empenho da secretária no fortalecimento do Fórum. “Quero agradecer ao grande trabalho da presidente Mauren, que conseguiu nos unir e ampliar nossa participação política nos mais diferentes espaços de debates em prol da nossa agenda”, ressaltou.
A secretária Mauren Lazzaretti, por sua vez, parabenizou o Amazonas pela nova liderança. “Com muita alegria deixei a presidência após dois anos de intenso trabalho em prol da união dos estados da Amazônia para defesa dos nossos interesses comuns e fortalecimento institucional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente. Esse fórum tem coesão e união na defesa de nossas pautas comuns, pontos fortes que certamente se manterão com a nova gestão. Desejo sucesso ao novo presidente e vice-presidente, convicta de que seguiremos unidos na missão”, disse.
Plano de ação
Durante o encontro, realizado de quarta (23) a quinta-feira (24), os secretários discutiram a preparação do Plano de Ação de Manaus (Manaus Action Plan), documento a ser elaborado pelos países membros do GCF para nortear as ações da força-tarefa pela Amazônia.
Os Estados também alinharam suas participações no Fórum Mundial de Bioeconomia, marcado para ocorrer em outubro, no estado do Pará.
Leia mais
Ministro do Meio Ambiente foi diretor de madeireira na Amazônia
Foto: Divulgação/Sema