Amazonas tem fazenda de Boca do Acre na lista de trabalho escravo

Publicado em: 28/10/2017 às 10:00 | Atualizado em: 28/10/2017 às 10:02

A fazenda Pau-D’Alho, de José Milton Onofre dos Santos, do município de Boca do Acre, é a única do Amazonas na lista suja (veja abaixo) do Ministério do Trabalho de empresários que submetem seus trabalhadores a condições parecidas com as da época da escravidão.

Divulgada neste sábado, dia 28 a lista tem 131 empregadores de todo o país autuados em fiscalizações desde 2010. A fazenda do Boca do Acre foi autuada em maio deste ano.

Esse cadastro é elaborado das decisões transitadas em julgado na Justiça do Trabalho do Distrito Federal, por ação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A União foi denunciada de descumprir ordem judicial que a obrigava a publicar o cadastro dos empregadores condenados administrativamente pelas infrações e atualizá-lo a cada seis meses, no máximo.

A sentença da Justiça do Trabalho coincidiu com outra decisão sobre a lista suja, na semana passada. Por meio de liminar, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu os efeitos de portaria do Ministério do Trabalho que estabelecia novas regras para a caracterização de trabalho análogo ao escravo e para atualização do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a tal condição.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Reprodução/YouTube