Amazonas tem dobro da média nacional de criança fora da escola

Dados são de 2024 e divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2025 às 13:23 | Atualizado em: 31/07/2025 às 13:23

Segundo informações publicadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com dados de 2024, cerca de 4% das crianças e adolescentes do Amazonas estão fora da escola. Essa porcentagem é o dobro da média nacional, o que corresponde a cerca de 993 mil crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, que não têm acesso à educação em todo o Brasil.

A evasão escolar na educação básica é uma realidade preocupante no estado. Na região Norte, o Amazonas se encontra na quarta posição em relação à média de evasão, ficando atrás apenas de Amapá, Acre e Roraima.

De acordo com o Unicef, os números aumentam à medida que os alunos envelhecem, alcançando os níveis mais altos entre adolescentes de 15 a 17 anos, com cerca de 440 mil jovens nessa condição em todo o Brasil, sendo 66.490 deles morando na região Norte.

Leia Mais

Projeto de Cidade quer garantir acesso e reduzir evasão escolar

Para Matheus Rangel, oficial de educação do Unicef no Brasil, a situação no Amazonas é afetada por fatores socioeconômicos e de infraestrutura.

Ele destaca que muitas escolas são de dimensões reduzidas e estão situadas em comunidades que carecem de infraestrutura adequada, enfrentando a necessidade de novas salas de aula e condições apropriadas para atender às crianças em suas localidades de origem.

Para enfrentar os números alarmantes, os estados e municípios têm adotado a estratégia de busca ativa escolar. Só na região norte, essa ação já possibilitou a localização e a rematrícula de 90 mil crianças e adolescentes.

Saiba mais no G1.

Foto: Antonio Lima/SECOM-AM