Amazonas recebe de Lula 27 unidades odontológicas móveis
Com investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas em todos os estados

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2025 às 07:40 | Atualizado em: 22/08/2025 às 07:41
Das 400 unidades odontológicas móveis a 400 municípios entregues pelo presidente Lula da Silva nesta quinta-feira (21), 27 foram veículos para o Amazonas.
Na cerimônia em Sorocaba (SP), Lula afirmou que soberania é cuidar do povo. O presidente disse ainda que o governante deve atender de forma rápida as necessidades práticas da população.
“É muito fácil você ser governante para fazer um viaduto, uma ponte. Agora, é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática, rápida e muito necessária. E a questão odontológica é uma delas”, disse Lula.
“Precisamos mudar essa lógica de governar o País pra fazermos esse País ser grande. Soberania é isso, não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta, é cuidar do povo. Isso sim é a soberania de um País. É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente”, afirmou o presidente.
Com investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas em todos os estados.
Dessa forma, a entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou que neste ano serão entregues mais 400 unidades odontológicas de saúde bucal.
“Hoje temos 107 unidades como essa trabalhado no País. Há 10 anos ninguém comprava uma. O senhor, presidente, está comprando 800 unidades, o que significa que nesse governo nós vamos multiplicar por mais de sete vezes o número de unidades móveis espalhadas pelo País cuidando do nosso povo”.
Além disso, Padilha falou aos presentes sobre a importância do Brasil Sorridente para democratizar o atendimento odontológico.
Assim, o programa foi criado pelo presidente Lula em 2004 com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a serviços odontológicos gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Hoje o Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal pública do mundo”.
Portanto, no Amazonas, receberam as unidades móveis os seguintes municípios:
Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Guajará, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Airão, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga, Tefé e Tonantins.
*Com informações da Agência Gov e Koiote.com.br
Leia mais
Lima apresenta avanços na saúde do Amazonas e quer apoio federal
Foto: Ricardo Stuckert/PR