Amazonas, maior rio do mundo, não tem ponte. Sabe por quê?
Construir uma ponte sobre o Amazonas é como tentar resolver um quebra-cabeça

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/12/2024 às 15:23 | Atualizado em: 28/12/2024 às 15:23
O rio Amazonas, o maior do mundo, com mais de 6 mil quilômetros de extensão, que atravessa Peru, Colômbia e Brasil, não tem ponte. Qual é o mistério por trás disso?
Conforme o site Mega Curioso, ninguém jamais construiu uma ponte sobre esse gigante. Sabe por que?
É que construir uma ponte sobre o Amazonas é como tentar resolver um quebra-cabeça feito de lama, água e imprevisibilidade.
De acordo com a publicação, o solo da região é macio e instável, do tipo que engole qualquer ideia de fundação.
Por exemplo, só para começar, seria preciso cavar fundo, muito fundo, para encontrar algo firme o suficiente para sustentar a estrutura.
Além disso, o rio é um verdadeiro camaleão.
Ou seja, na estação chuvosa, ele se transforma em um mar de até 48 quilômetros de largura, e o nível da água pode subir impressionantes 15 metros.
Então, imagine tentar construir algo fixo em um lugar que muda de forma todo ano!
Ao mesmo tempo, boa parte do Amazonas corta áreas quase desertas de infraestrutura.
Sobretudo, sem estradas que precisem de conexão e com comunidades ribeirinhas já muito bem atendidas por balsas e barcos, a demanda por pontes é quase inexistente.
Ainda segundo o Mega Curioso, se os desafios geográficos já não fossem suficientes para desanimar os engenheiros, os impactos ambientais seriam o ponto decisivo.
Dessa forma, construir uma ponte significaria abrir estradas para conectá-la ao resto do mundo.
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Desmatamento e outros impactos
Nesse sentido, o problema é que estradas na Amazônia têm o triste apelido de “portas para o desmatamento”.
Assim, essas vias facilitam a chegada de máquinas pesadas e aceleram a destruição da floresta.
Como resultado, uma ponte sobre o Amazonas levaria a uma avalanche de impactos: assentamentos ilegais, fragmentação do ecossistema e um aumento exponencial na exploração da região.
Assim como, o custo de uma ponte desse porte seria astronômico. Sem falar que a manutenção, nas condições extremas da floresta, faria qualquer planilha de orçamento parecer uma piada.
Dessa forma, projetos como a rodovia BR-319 já mostram como é difícil e caro manter infraestruturas em meio à floresta.
Com isso, construir uma ponte sobre o imponente Amazonas realmente seria um feito extraordinário, mas, na prática, talvez seja melhor deixar o rio como está.
Portanto, ele é um espetáculo natural que não precisa ser transformado pela engenharia. E, às vezes, a melhor opção é simplesmente admirar a beleza intocada da natureza.
*Com informações do site Mega Curioso.
Foto: divulgação/postada em: Brasilamaz