Amazonas tem lei para tratar depressão causada pela covid

Projeto de lei do deputado Roberto Cidade, com esse objetivo, foi aprovado na Assembleia Legislativa e se transformou na Lei 4.876.

amazonas, lei, depressao, covid

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 06/06/2022 às 21:34 | Atualizado em: 08/06/2022 às 10:42

O estado do Amazonas tem uma lei para diagnóstico e tratamento de depressão na rede pública de saúde, sobretudo para quem teve perdas de parentes durante a pandemia de covid-19 (coronavírus).

O alerta da existência dessa lei é do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), autor de projeto de lei que deu origem à legislação.

O Amazonas registrou até esta segunda-feira (6), 582.870 casos de covid e de 14.175 mortes causadas pela doença.

O atendimento na rede pública serve para auxiliar na identificação precoce de comportamentos que podem ocasionar danos mais severos, principalmente em adolescentes.

“A pandemia deixou muitas sequelas, principalmente emocionais. São famílias que perderam entes, filhos que ficaram órfãos e outras mazelas que impactam diretamente na questão emocional, especialmente, entre crianças e adolescentes. Chamo atenção, mais uma vez, para essa lei para que ela seja mais conhecida e as pessoas saibam onde procurar ajuda”, afirmou o deputado.

Leia mais

Ansiedade e depresssão 

No primeiro ano da pandemia de covid, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%.

Conforme o resumo, a pandemia afetou a saúde mental de jovens, que correm um risco desproporcional de comportamentos suicidas e automutilação. 

O resumo aponta ainda que as mulheres foram mais severamente impactadas do que os homens e que pessoas com condições de saúde física pré-existentes, como asma, câncer e doenças cardíacas, eram mais propensas a desenvolver sintomas de transtornos mentais. 

“Precisamos difundir a informação, garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de doenças emocionais. É preciso desmistificar que depressão é mi, mi, mi ou falta de Deus. Depressão é uma doença e, como toda doença, precisa ser tratada”, disse.

Onde ser atendido 

Em Manaus, os atendimentos podem ser feitos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Locais e horários de atendimento: 

CAPS III Benjamin Matias Fernandes – Av. Maneca Marques, 1916- Parque 10 Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta-feira, 8h às 17h; 

CAPS III Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares – Av. Ephigênio Sales, nº5, Aleixo 

Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta-feira,  8h às 17h; 

CAPS Infantojuvenil Leste – Avenida Adolpho Ducke, 1221, Conjunto Acariquara, Coroado 

Funcionamento: segunda à sexta-feira,  7h às 17h; 

CAPS Infantojuvenil Sul – Rua Santa Catarina, nº 3 – Parque das Laranjeiras 

Funcionamento: segunda à sexta-feira, 7h às 17h. 

Foto: Assessoria