Amazonas fica entre seis estados que menos perderam ICMS até junho

Números foram apresentados pelo presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, à comissão mista que acompanha as ações do governo federal no combate à covid-19

Ferreira Gabriel

Publicado em: 21/07/2020 às 20:07 | Atualizado em: 21/07/2020 às 20:42

É de 9% a perda do Amazonas na arrecadação de ICMS no segundo trimestre comparado com igual período de 2019. Em média, os estados registraram perda de 18% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O dado foi apresentado hoje (21) pelo presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles. Ele participou de audiência da comissão mista. Esta, portanto, acompanha as ações do governo federal no combate ao coronavírus (covid-19).

O Comsefaz estima que as perdas continuem nos próximos meses. Pois, mesmo com a reabertura gradual das atividades econômicas, os efeitos negativos da crise devem perdurar.

“Desde março, o Comsefaz se antecipou ao que viria e fez um alerta ao governo federal sobre os impactos da crise sanitária nos entes, com quedas superiores a 20%. Mesmo com a retomada das atividades, os efeitos continuam, porque a crise não é só derivada do fechamento da economia, mas do comportamento dos agentes econômicos,” avaliou Rafael Fonteles.

Fonte: Agência Senado

 

 

Leia mais

Comissão sugere isenção de ICMS do combustível no transporte fluvial

 

Foto: Reprodução Tv Senado