Amazonas corre risco de sofrer com desabastecimento de água, alerta estudo

O estudo foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Way Carbon

desabastecimento

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/11/2024 às 07:45 | Atualizado em: 21/11/2024 às 10:46

O Amazonas pode sofrer com o desabastecimento de água potável e os sistemas de coleta de esgoto diante do cenário projetado por cientistas até 2050.

O estudo foi divulgado na terça-feira (19) pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Way Carbon.

Conforme publicação do jornal Valor Econômico, o Amazonas está entre os estados que apresentam os maiores riscos de sofrer com falta de abastecimento de água devido a ondas de calor.

Assim, de acordo com o estudo “as mudanças climáticas no setor de saneamento: como tempestades, secas e ondas de calor impactam o consumo de água”.

Além disso, os eventos climáticos extremos afetarão a infraestrutura física das companhias de abastecimento e evidenciarão cada vez mais a necessidade de planejamento estratégico baseado em cenários climáticos futuros.

Ainda segundo o estudo, todas as regiões do Brasil apresentam vulnerabilidades.

Dessa maneira, os gestores das companhias de saneamento básico deverão estar atentos para mitigar os efeitos quando um evento climático extremo acontecer.

Como resultado, em relação às ondas de calor, conforme aponta o estudo, os maiores valores de índice de risco ocorrem em regiões como Amazonas, sul de Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e oeste de São Paulo, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

“Em todos os casos, sobrepõe-se a incidência de eventos de ondas de calor, que podem atingir 17 eventos no ano nestas regiões, com a baixa quantidade ou ausência de estações de tratamento de água por município”, alerta, no texto, o Instituto Trata Brasil.

Leia mais no jornal Valor Econômico.

Leia mais

Rio Madeira: seca isola e Manicoré sofre desabastecimento

Amazonas: seca dos rios obriga cidade a racionar água à população

Veja o que significa a chegada das águas para a vida no Amazonas

Foto: divulgação