Amazonas amplia estrutura na saúde e reabre Hospital Nilton Lins

Apesar de toda estrutura montada pelo governo, Wilson Lima diz que a saúde pública está a beira do limite

wilson lima amplia estrutura hospitalar

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 09/01/2021 às 08:29 | Atualizado em: 09/01/2021 às 08:47

Em pronunciamento feito nesta sexta-feira, (8), o governador Wilson Lima falou sobre o enfrentamento à covid-19 no Amazonas. Ele afirmou que para combater o coronavírus, o governo do estado aumentou a capacidade de estrutura hospitalar em 134%. Ou seja, saltou de 457 para 1.164. leitos

˜Se tivéssemos colocado esses leitos em hospitais de campanha teríamos três estruturas com a mesma capacidade do Pronto Socorro João Lucio˜, disse Wilson Lima.

Ele acrescentou que a unidade possui 217 leitos; e nessa ampliação está sendo utilizada toda a estrutura nos hospitais como Beneficência Portuguesa, no HUGV (Hospital Universitário Getúlio Vargas), este pertencente ao governo federal.

Segundo o governador o volume de oxigênio líquido aumentou de 176 mil metros cúbicos para 850 mil metros cúbicos ao mês, um acréscimo de 382,9%.

Diante disso anuncia a abertura do Hospital Nilton Lins que está apto a funcionar. Para isso será feito um chamamento público para as empresas que queiram prestar serviços na unidade. As contratações terão a participação de órgãos de controle.

O governador destacou a contração de profissionais da saúde , fortalecendo as unidades de urgência e emergência. Com isso aumenta ainda mais a estrutura da saúde pública

“Aguardamos o início da vacinação aqui no estado do Amazonas. Estamos prontos para começar o plano de imunização. Possuímos agulhas e seringas”, comemora. Mas ao mesmo tempo, Wilson Lima frisou que o estado está próximo do limite de sua capacidade.

Municípios

Para ampliar a estrutura na saúde pública, os 61 municípios foram destinados 875 leitos clínicos para atendimentos de covid-19.

Além disso, o Amazonas quase triplicou os leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Isso significa a maior capacidade de saúde pública, em período de tempo tão curto.

Mas diante de toda esses esforços, o governador convoca a cada um a fazer a sua parte. “Não participe de festas e aglomerações. Essa é uma guerra temporária, cheia de sacrifícios e a gente só vai vencer se lutarmos juntos”.

Foto: Reprodução