AM terá primeiro Minha Casa, Minha Vida com três dormitórios

Projeto transforma antigo edifício da Receita Federal, no centro de Manaus, em prédio residencial

AM terá primeiro Minha Casa, Minha Vida com três dormitórios

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/03/2025 às 06:47 | Atualizado em: 13/03/2025 às 06:48

O governador Wilson Lima (União) comemorou ontem (12) em Brasília a assinatura do contrato entre o Estado e a União que transformará antiga sede da Delegacia da Receita Federal, no Centro de Manaus, de abrigo de vândalos a moderno prédio residencial.

Há motivos para comemoração. Primeiro, o governador vinha se articulando pelo projeto desde 2022. Segundo, Wilson não é tratado como aliado do governo Lula. Terceiro, apesar disso, com seu Retrofit, ele permitirá um salto inédito na história do Minha Casa, Minha Vida, que também poderá ser faturado por Lula.

Há uma outra razão para a importância que Wilson Lima deu ao fato. É que, com essa obra, ele vai atender antigo e insistente pedidos das entidades do comércio que querem dar vida ao Centro da cidade.

É que o prédio de 16 andares terá apartamentos com três dormitórios. Essa formatação será a primeira do gênero desde que o Minha Casa, Minha Vida foi lançado por Lula em 2009.

Leia mais

Imponente prédio verde da Receita no AM pode virar apartamentos

Governo destina prédio da Receita para moradia em Manaus

História do prédio da Receita

O prédio, que há muito abrigou as atividades da Receita Federal em Manaus, faz parte da memória afetiva dos amazonenses que migraram do interior para a capital.

Como a grande maioria se deslocou de barcos, a distância, a primeira referência da grande cidade era o edifício da Receita.

Sua inauguração se deu em 1974, saindo da Alfândega do Porto de Manaus. Assim, tornava-se o primeiro arranha céu que se podia ver de longe e de todos os lados dos rios perto de Manaus.

Foto: divulgação/Secom