Presidente da Alemanha visita Lima e ratifica parceria com Amazonas

Amazonas tem parceria com o governo alemão contra o desmatamento

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 02/01/2023 às 17:18 | Atualizado em: 02/01/2023 às 18:45

A primeira agenda oficial do segundo mandato do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foi em Manaus, nesta segunda-feira, dia 2. Ele foi visitado pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Conforme Lima, o encontro no Teatro Amazonas está na agenda de Steinmeier no Brasil, que veio para a posse do presidente Lula da Silva (PT) e também saber do andamento de projetos ambientais.

O governador reeleito disse que os investimentos feitos pelo Governo da Alemanha ajudam contra o desmatamento por meio de e incentiva a produção agrícola sustentável.

Tratando a Alemanha como principal parceiro do Amazonas, Lima afirmou que a parceria leva bons resultados ao estado.

Leia mais

Ação da DPE cobra raios-X do lixo em igarapés de Manaus

O governador citou, por exemplo, a estruturação da sede da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Além disso, o projeto que incentiva agricultores ao uso sustentável do solo em unidades de conservação.

Nesse encontro, Steinmeier confirmou a doação da Alemanha de € 35 milhões (cerca de 200 milhões de reais neste dia) na reativação do Fundo Amazônia pelo governo federal.

O que veio ver

 Steinmeier viu resultados de projetos e ações novo Amazonas realizados com investimentos alemães.

Por exemplo, a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), que monitora as condições climáticas e o efeito estufa. É coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães.

*Com informações da Secom

Foto: Diego Peres/Secom