Açaí da Amazônia chega ao cardápio da Bacio di Latte

Fruto cultivado por agroextrativistas do Pará e Amapá agora faz parte da rede de gelaterias premium, fortalecendo a agricultura familiar

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 08/02/2025 às 12:10 | Atualizado em: 08/02/2025 às 12:11

O açaí dos agroextrativistas da Amazônia agora integra o cardápio da Bacio di Latte, uma das maiores redes de gelaterias premium do Brasil.

Comunidades tradicionais do Pará e Amapá cultivam a fruta, fornecida pela Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá, a BIO+AÇAÍ.

Em São Paulo, a parceria foi oficializada com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Bioamazon, da BIO+AÇAÍ e de produtores da Amazônia.

Com apoio do MDA, a cooperativa possui o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) e vende parte da produção para empresas com o Selo Biocombustível Social.

Esse suporte fortalece o extrativismo na cadeia produtiva do biodiesel e impulsiona o desenvolvimento rural sustentável.

Edilson da Rocha Lima, presidente da BIO+AÇAÍ, destacou a importância dos trabalhadores rurais na produção de alimentos e na preservação da Amazônia.

Nos últimos dois anos, a região Norte registrou um aumento de 297% no uso do Selo Biocombustível Social, ampliando a inclusão produtiva da agricultura familiar no biodiesel.

Leia mais

Startup do AM planeja exportar ‘café’ e chá de caroço de açaí

Leia mais no Gov.br.

Foto: divulgação