128 toneladas de mercadorias caem de balsa em Itacoatiara
Acidente aconteceu logo depois da embarcação deixar o porto improvisado da vazante do Chibatão

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/09/2024 às 06:59 | Atualizado em: 27/09/2024 às 09:07
Uma balsa virou ao iniciar operação de partida de Itacoatiara (AM) para Manaus, na noite de ontem (26). Oito contêineres caíram no rio Amazonas e ficaram flutuando.
Nos contêineres, estavam 128 toneladas de mercadoria. Uma das cargas era de macarrão.
O acidente aconteceu assim que a embarcação deixava o porto da vazante que o Chibatão montou em Itacoatiara (AM). O píer provisório foi montado ali para operar transbordo de cargas que vêm de outros estados e de outros países por meio de navios de grandes calados.
Veja o vídeo:
Por causa do baixo nível dos rios nesse período, e por causa da seca histórica pelo segundo ano seguido, as viagens são interrompidas em Itacoatiara, antes de chegar a Manaus.
Para entregar a carga na capital, destino final, os contêineres são transbordados de navios para balsas. Essas embarcações são rasas e conseguem navegar sem encalhar até o destino final.
Leia mais
Chibatão e Super Terminais ganham licença para portos no rio Amazonas
Chibatão simula prevenção à estiagem no Amazonas em píer flutuante em SP
Governador aponta importância de portos no rio Amazonas para ZFM
Rio Amazonas: empresas já deslocam estrutura do píer de Itacoatiara
Nota do Chibatão
Sobre o incidente ocorrido na noite desta quinta-feira (26) em Itacoatiara, o Grupo Chibatão informa que durante o processo de saída de uma balsa abastecida no píer, houve o deslizamento de oito contêineres que acabaram caindo no rio.
Apesar do imprevisto com o operador logístico, o Grupo Chibatão mobilizou toda sua estrutura para a operação de resgate, recuperando todas as cargas ainda nessa madrugada.
Foto: reprodução