Mineradores do Canadá já sabiam, há cinco meses, do fim de reserva

Publicado em: 26/08/2017 às 10:14 | Atualizado em: 26/08/2017 às 10:14

Publicada no Diário Oficial da última quinta-feira sem alarde, a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na Amazônia, surpreendeu muita gente e ganhou manchetes alarmadas no Brasil e nos principais jornais do mundo.

Não foi o que ocorreu com investidores e empresas de mineração canadenses. Em março, cinco meses antes do anúncio oficial do governo, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a empresários do país que a área de preservação amazônica seria extinta, e que sua exploração seria leiloada entre empresas privadas.

O fim da Renca foi apresentado pelo governo Temer durante o evento Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, junto a um pacote de medidas de reformulação do setor mineral brasileiro, que inclui a criação de Agência Nacional de Mineração e outras iniciativas para estimular o setor.

O Canadá é um importante explorador de recursos minerais no Brasil e vem ampliando este interesse desde o início do ano. Hoje, aproximadamente 30 empresas do país já exploram minérios em território brasileiro.

A matéria é da BBC Brasil. Leia na íntegra.

 

Leia mais

http://amazonas.bncamazonia.com.br/ta_na_midia/planalto-libera-reserva-na-amazonia-para-extrair-ouro-ferro-e-manganesplanalto-libera-reserva-na-amazonia-para-extrair-ouro-ferro-e-manganes/

 

Foto: Reprodução/YouTube