Meio ambiente: ainda há tempo para avançar
A preservação ambiental é fundamental para o desenvolvimento das cidades e para a sobrevivência das futuras gerações

Mariane Veiga, por Marcellus Campelo
Publicado em: 01/06/2022 às 15:19 | Atualizado em: 01/06/2022 às 15:25
O impacto do aquecimento global é uma realidade já sentida em todo o mundo. Embora em estágio avançado, ainda há tempo para mudanças e para colocar em prática medidas que podem ser vitais para a humanidade.
A preservação ambiental é fundamental para o desenvolvimento das cidades e para a sobrevivência das futuras gerações. É esse o apelo que precisamos reforçar, nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). E que não se limite apenas à data, mas que, efetivamente, seja absorvido como mantra na vida cotidiana.
Esse ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Uma só terra” e o foco é a importância de manter uma vida sustentável, que esteja em harmonia com a natureza. Com “Uma só terra” o recado é bem direto: tudo o que fazemos, as nossas escolhas, têm impacto direto sobre o planeta, sobre a vida das pessoas de todos os países, pobres ou ricos.
A importância das decisões pessoais no combate às mudanças climáticas, pela primeira vez ganhou um capítulo inteiro no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), na última edição lançada em abril deste ano. Esse novo olhar sobre o cidadão – além de políticas públicas consistentes e um setor privado comprometido com a causa – mostra o peso que as mudanças de hábitos têm para reverter um cenário de destruição de florestas, poluição de rios e mares e extinção de espécies.
São muitos os desafios a serem enfrentados e iniciativas são bem-vindas em todos os setores. No estado, o Governo lançou o programa Ilumina + Amazonas, que é conduzido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O programa, que já começou, vai modernizar o sistema de iluminação pública do interior, substituindo as lâmpadas antigas por luminárias de LED, mais econômicas e com menor impacto ao meio ambiente. Nessa primeira fase, 24 municípios serão contemplados.
No âmbito do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), temos procurado envolver as famílias das áreas de intervenção, no propósito de construção de novos hábitos que também promovam o desenvolvimento sustentável.
O programa, que tem a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é hoje uma referência no país, quando se fala em projetos que conseguem integrar a execução de obras importantes para a cidade, com a promoção de ações socioambientais, visando à melhoria da qualidade de vida e à proteção ao meio ambiente.
Com o Prosamin, o Governo do Amazonas, na atual gestão, tem dado uma importante contribuição para o aumento da cobertura de saneamento básico, com a implantação de redes de esgotos nas áreas de intervenção, e construção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Isso representa muito para o meio ambiente e para a preservação dos rios.
Além do concreto armado, o programa também faz do discurso uma arma de convencimento, de estímulo para a mudança de hábitos, aproveitando todas as oportunidades para tal.
Assim o faremos nesta semana de comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais uma vez, será uma oportunidade para mobilizar, em torno do tema, todos os que fazem parte do programa – colaboradores da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que executa as ações do Prosamin, beneficiários e trabalhadores das frentes de obras.
O mote é a contribuição que podemos dar, cada um pessoalmente, para ajudar a enfrentar alguns dos principais problemas que afetam o meio ambiente, hoje, como o descarte inadequado de lixo, o desperdício de água, o consumo em excesso de recursos naturais, o desmatamento e a poluição do ar.
Estamos com uma programação intensa, com palestras, mesas redondas e oficinas com especialistas, exposição de produtos fabricados a partir de materiais reutilizáveis e atividades educativas para as crianças. Com isso, reforçamos, no grupo, o compromisso com a preservação, promovendo a reflexão sobre os impactos que todos estamos sujeitos quando os cuidados são negligenciados.
Preservar o meio ambiente é preservar a vida. É encontrar caminhos que levem a uma harmonia com o planeta, na trilha do desenvolvimento sustentável.
O autor é engenheiro civil, especialista em saneamento básico; exerce, atualmente, o cargo de coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin).
Foto: Divulgação