Inmetro oferece materiais de referência inéditos à área da saúde

Os materiais de referência certificados (MRC) são de hidroxiapatita, componente essencial da massa dos ossos e dentes

Antonio Paulo

Publicado em: 29/08/2023 às 16:29 | Atualizado em: 29/08/2023 às 16:29

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está disponibilizando ao setor produtivo e laboratórios materiais inéditos à área de saúde.

Trata-se, portanto, do primeiro material com de referência certificado (MRC) de hidroxiapatita (HA).

Segundo o Inmetro, esse componente é essencial aos tecidos que com minerais do corpo humano. E está presente em 30 a 70% da massa dos ossos e dentes e outros campos da saúde.

Dessa forma, a certificação dos materiais de referência recebeu a sintetização nas instalações do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), parceiro do Inmetro nessa ação.

Ainda assim, faz parte dos projetos de parceria com o consórcio NanoValid (UE, FP7) e do projeto “Estabelecimento de procedimentos para certificação de produtos oriundos da nanotecnologia”.

Tais programas têm o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob a coordenação do pesquisador do Inmetro, José Mauro Granjeiro.

“Os estudos de homogeneidade, estabilidade e os ensaios para a certificação de alguns parâmetros essenciais, tais como, fração mássica de Ca, fração mássica de P e razão molar Ca/P, ocorreram no Laboratório de Análises Inorgânicas (Labin) da Divisão de Metrologia Química (Dquim) do Inmetro”, explica o coordenador do projeto.

Leia mais

‘Brinquedos’ neocubes são perigo às crianças, alerta Inmetro

Materiais de referência

De acordo com o Granjeiro, os materiais de referência certificados (MRCs) são padrões de análise de alta confiabilidade metrológica.

Desse modo, são utilizados para calibração, controle de qualidade, validação de métodos e determinação da exatidão dos resultados em ensaios laboratoriais quantitativos.

Fotos: divulgação