Inmetro lança plano de infraestrutura de qualidade no Norte e Nordeste
Lançamento acontece no próximo dia 31, em Manaus, durante o seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade”

Antonio Paulo
Publicado em: 25/08/2023 às 16:44 | Atualizado em: 25/08/2023 às 20:46
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lança, no dia 31 de agosto, em Manaus, o programa regional de desenvolvimento da infraestrutura da qualidade (ProdIQ).
O objetivo é fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país.
Como primeira ação do programa, haverá um acordo de cooperação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual Piauí (Uespi).
Dessa forma, o acordo vai possibilitar o acesso das universidades à infraestrutura laboratorial, aos recursos humanos e às iniciativas acadêmicas do Inmetro.
Segundo o instituto, apenas 9% dos laboratórios com acreditação estão nas regiões Norte e Nordeste.
“Com o programa, queremos mudar esse quadro para levar a infraestrutura da qualidade a todo o país e contribuir com o desenvolvimento”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito (foto ao centro).
Leia mais
Inmetro vai criar selo amazônico para produtos regionais
Seminário
Assim, o lançamento do programa acontecerá durante o seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade”, no Quality Hotel (Avenida Mário Ypiranga, 1090 – Adrianópolis – Manaus/AM).
Do mesmo modo, o evento será realizado pelo Inmetro em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
E vai reunir organismos de acreditação de 22 países da América para debater como o setor da infraestrutura da qualidade pode contribuir na busca por um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável.
Debate
A programação terá dois painéis nos quais especialistas tratarão de temas como transição energética, finanças sustentáveis e métricas sociais.
Haverá ainda a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do BNDES, da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).
Da mesma forma, membros da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC) e do próprio Inmetro.
O seminário integra a agenda da 31ª Reunião da Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC).
Uma associação regional de 61 organismos de acreditação e organizações de avaliação da conformidade das Américas.
A programação completa está em https://abrac-ac.org.br/seminario-a-qualidade-e-as-praticas-de-sustentabilidade/
Foto: divulgação