Inmetro lança seu primeiro Centro de Inteligência Artificial

Instituto lançou seu primeiro Centro de Inteligência Artificial (CIAI), focado em inovação, automação e modernização da metrologia e regulamentação técnica no Brasil.

Diamantino Junior

Publicado em: 21/02/2025 às 19:20 | Atualizado em: 21/02/2025 às 19:20

O centro foi criado para impulsionar a metrologia e a inovação tecnológica no Brasil

O Diário Oficial da União da última terça-feira (18) trouxe em sua edição a Portaria nº 99/2025, criando o Centro de Inteligência Artificial do Inmetro (CIAI).

Vinculado à Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), com sede na Divisão de Ensino e Pesquisa (Diepi) do instituto, o CIAI representa passo estratégico para o fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade no Brasil.

Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, o CIAI nasce com a missão de estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na aplicação da Inteligência Artificial (IA) à metrologia e à regulamentação técnica.

“A crescente importância da inteligência artificial para a economia e para a sociedade torna essencial a existência de um centro dedicado a integrar conhecimento, pesquisa e inovação. Portanto, o CIAI do Inmetro contribuirá para o aprimoramento dos processos metrológicos, aumentando a confiabilidade das medições, certificações e promoverá avanços na automação e na digitalização de sistemas de controle da qualidade”, explica Brito.

O responsável pela coordenação do CIAI, Charles Bezerra do Prado, destaca que a iniciativa reforça o papel do instituto como referência em pesquisa aplicada e na colaboração em trabalhos que envolvam a participação de outras instituições.

“A concretização desse projeto viabiliza parcerias com instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), órgãos governamentais e empresas do setor produtivo”, afirmou o coordenador.

Além disso, o CIAI permitirá a organização e a ampliação das iniciativas em IA já em desenvolvimento no instituto, promovendo uma abordagem integrada e multidisciplinar para enfrentar os desafios da modernização tecnológica.

Capacitação de especialistas

Outro aspecto fundamental do CIAI será sua infraestrutura voltada à formação e capacitação de especialistas em inteligência artificial, oferecendo suporte a programas de pesquisa, ensino e inovação.

Dessa forma, o centro estará alinhado às diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das principais agências de fomento, ampliando as oportunidades para financiamento e desenvolvimento de novos projetos no setor.

Regulamentação

A regulamentação para o funcionamento do CIAI será elaborada nos próximos 90 dias, conforme determinado na Portaria nº 99. Esse prazo garantirá que o centro tenha uma estrutura operacional sólida e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais.

Leia mais

Inmetro e Amazônia Livre fazem acordo sobre mudanças climáticas

“Com essa iniciativa, o Inmetro reafirma seu compromisso com a excelência científica e tecnológica, fortalecendo sua atuação como indutor da inovação e garantindo que o Brasil esteja na vanguarda da aplicação da Inteligência Artificial à metrologia e à infraestrutura da qualidade”, explicou o presidente do Instituto.

Foto: divulgação