Governador reforça compromisso com habitação

Em seu artigo semanal, Marcellus Campelo destaca as políticas habitacionais do governo Wilson Lima. Leia sobre os resultados

Governador reforça compromisso com habitação

Ednilson Maciel, por Marcellus Campelo*

Publicado em: 05/02/2025 às 09:14 | Atualizado em: 05/02/2025 às 09:14

Na abertura do ano legislativo de 2025, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o governador Wilson Lima apresentou uma mensagem que evidencia avanços significativos nas políticas habitacionais do Estado. As iniciativas destacadas demonstram um compromisso sólido com a redução do déficit habitacional e a melhoria da qualidade de vida dos amazonenses.

Compromisso esse que ele sacramentou ao lançar o Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional da história do estado, que prevê investimentos da ordem de R$ 4,7 bilhões. Desse montante, R$ 1,2 bilhão é dos cofres estaduais e o restante em forma de parceria com o programa federal Minha Casa Minha Vida, que usa recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Uma junção de esforços desenhada pelo governador Wilson Lima, um verdadeiro pacto pela habitação.

Mais do que um programa habitacional, o Amazonas Meu Lar tem o diferencial de promover a inclusão social. Já beneficiou mais de 24,4 mil famílias com soluções de moradia. Cerca de 5.900 com imóveis definitivos ou recebimento de indenizações, bônus moradia, subsídios e auxílio aluguel. E mais 18.500 com regularização fundiária.

A atual administração, aliás, conseguiu ganhos extraordinários nessa questão da regularização fundiária, a partir de parcerias firmadas, em 2024, com o Tribunal de Justiça do Amazonas, a Corregedoria Geral de Justiça e a Associação dos Notários e Registradores, permitindo a realização de um trabalho integrado e alinhado para esse fim e dando maior celeridade aos processos. Receber o título definitivo da terra ou a propriedade do imóvel é o sonho realizado para muitos que viviam na insegurança jurídica, sem estabilidade e direitos garantidos.

Os resultados com o Amazonas Meu Lar são a prova da potência de uma orquestra afinada e um maestro que conduz de maneira firme e eficiente. Aqui, no caso, uma orquestra composta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) e Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Secti), órgãos que têm atuado em conjunto, cada um na sua expertise, mas com as equipes em harmonia e no ritmo acelerado que o estado precisa.

Em 2024, o programa concluiu e entregou o Residencial Ozias Monteiro II, na zona norte, com 192 apartamentos e mais um loteamento com 348 unidades no município de Maués. Pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) entregou o Residencial Rodrigo Otávio, no Japiim, zona sul, com 32 apartamentos, ocupados por famílias reassentadas das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, zona sul.

Um dos grandes destaques, também, foi a realização do 1º Feirão do Amazonas Meu Lar, em novembro do ano passado, evento que recebeu mais de 20 mil pessoas interessadas em financiar imóveis com o auxílio da linha de atendimento “Subsídio Entrada do Meu Lar”, concedida pelo Governo do Estado. Como resultado dessa ação, mais de 3 mil propostas encontram-se em análise pela Caixa Econômica Federal e, à medida que forem aprovadas, os beneficiários estarão aptos a fechar os contratos de compra dos imóveis.

Por tudo o que foi plantado até aqui, conforme sinalizou o governador, o ano de 2025 já chegou com todo gás. Com a Caixa Econômica, foram assinados seis novos contratos para empreendimentos em Manaus e Iranduba, somando 729 unidades habitacionais construídas com recursos do Minha Casa, Minha Vida e a contrapartida do Governo do Estado, pelo Amazonas Meu Lar.

Pelo Prosamin+ está prevista a entrega de mais dois habitacionais, na Comunidade da Sharp, na zona leste, e no bairro Cachoeirinha, zona sul, num total de 248 apartamentos. O governador também anunciou a realização do 2º Feirão do Amazonas Meu Lar, já em março, e a expectativa é repetir o sucesso do primeiro e até ampliar o alcance, com mais propostas concluídas.

As iniciativas listadas por ele na Aleam e as perspectivas em cima do que já está previsto refletem um compromisso claro do Governo com a promoção de moradias dignas e acessíveis para a população amazonense. A continuidade e ampliação dessas ações são fundamentais para assegurar que cada vez mais famílias tenham acesso a uma habitação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do estado. O ano de 2025, portanto, será de muito trabalho, mas, principalmente, de muitas entregas para a população.

*O autor é engenheiro civil, especialista em Saneamento Básico e em Governança e Inovação Pública; exerce, atualmente, os cargos de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE.

Foto: divulgação