TSE libera uso das Forças Armadas em 31 municípios do AM nas eleições

Conforme a Corte Eleitoral, o uso da Força Federal em uma eleição busca assegurar o livre exercício do voto

Ferreira Gabriel

Publicado em: 29/10/2020 às 09:00 | Atualizado em: 29/10/2020 às 09:16

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou, por unanimidade, pedidos de apoio das Forças Armadas. Sobretudo, será uma forma de garantia da segurança no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020.

A princípio, a atuação será em 31 cidades do Amazonas. A decisão ocorreu durante sessão de terça-feira (27).

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o primeiro turno da eleição está marcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo turno, onde houver, será no dia 29.

De acordo com o TSE, a Corte Eleitoral deferiu requerimentos já aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal.

Ainda conforme o TSE, o uso da Força Federal em uma eleição busca assegurar o livre exercício do voto. Além disso, visa a normalidade da votação e da apuração dos resultados nos municípios em que a segurança pública necessita de reforço.

Segundo o tribunal os municípios que vão contar com o reforço na segurança serão: Nhamundá; Fonte Boa; Eirunepé; Boca do Acre; Manicoré; Humaitá; Barcelos; Benjamin Constant; Amaturá; São Paulo de Olivença; Novo Aripuanã; Santa Isabel do Rio Negro; Novo Airão; Itacoatiara; Guajará; Ipixuna; Santo Antônio do Iça; Japurá; Maraã; Parintins; Juruá; Presidente Figueiredo; Iranduba; Maués; Rio Preto da Eva; Itamarati; Anamã; Caapiranga; Manacapuru; Codajás; Tefé.

Leia mais no G1

 

 

 

Foto: Divulgação/TSE

 

 

Leia mais

Autorizado emprego das Forças Armadas nas eleições municipais