Menezes conta com o apoio de Bolsonaro e aposta nos 80% sem candidato
Coronel Menezes afirmou ainda ser o único candidato no pleito em Manaus com o DNA puro da direita

Israel Conte
Publicado em: 30/09/2020 às 15:00 | Atualizado em: 30/09/2020 às 15:01
O candidato a prefeito de Manaus, Coronel Menezes (Patriota) disse em entrevista ao BNC Amazonas que, no momento certo, o presidente Jair Bolsonaro declarará apoio a sua candidatura nas eleições municipais 2020.
“O presidente é um estrategista. No momento certo, ele vai se posicionar”, afirmou.
Aparecendo com até 4% das intenções de voto, o militar da reserva do Exército aposta suas fichas nos 80% dos manauaras que ainda não possuem candidato, conforme as pesquisas eleitorais.
O ex-superintendente da Suframa afirmou também ser o único no pleito com o DNA puro da direita.
Coronel Menezes foi o sexto convidado da rodada de entrevistas do BNC Amazonas com os candidatos a prefeito de Manaus, nesta terça-feira, dia 29.
Gestos
Embora tenha dito que não apoiaria candidatos no primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro faz, há pelo menos um mês, gestos para o compadre e amigo de quatro décadas.
No dia 29 de agosto gravou um vídeo no Palácio do Alvorada dizendo que gostaria de ter Menezes ao seu lado em Brasília, e que quem confiasse nele, não se arrependeria.
Na terça-feira, 22 de setembro, Bolsonaro, provocado por uma apoiadora, citou o nome de Menezes quando se referiu às eleições em Manaus.
Dois dias depois, em sua live semanal, o presidente disse que poderia mudar de ideia e apoiar candidatos em São Paulo, Santos e Manaus.
No domingo, 27 de setembro, Bolsonaro fez chamada de vídeo na abertura da campanha de Menezes para a Prefeitura de Manaus.
“Foram muito fortes as declarações. Até agora o único que eu vi o presidente se pronunciar, ele falando, e não a pessoa dizendo que ouviu, o único que ele se posicionou foi a nossa pessoa. E eu não quero colocar isso de uma maneira soberba ou prepotente. Só estou mostrando os fatos”, declarou.
DNA da direita
A caminhada de Menezes nas pesquisas eleitorais saiu de 0,5% para os atuais 4%. A avaliação do candidato é positiva.
“Estamos pari passu com pessoas da classe política que já tiveram uma exposição na mídia muito forte. Além disso, 80% dos manauaras ainda não se decidiram pelo voto”, aposta.
Sobre a fragmentação da direita no pleito com pelo menos três candidaturas, Menezes disse ser o único com DNA puro.
“Tem candidatos que se dizem bolsonaristas, mas se aliam com partidos de centro-esquerda. Tem outros que se dizem bolsonaristas mas estão aliados com o pessoal da velha oligarquia. Então, é um mix de direita que não é direita. Porque se fosse direita, estaria todo mundo alinhado no mesmo foco, a direita com o DNA puro. Porque o presidente Bolsonaro foi o primeiro presidente com DNA de direita após o processo de redemocratização. E aqui [em Manaus] estamos vivendo exatamente isso. Somos uma chapa puro sangue”, declarou.
Confira na íntegra a entrevista em que Coronel Menezes afirma que abriu mão do fundo eleitoral, é contra o lockdown em Manaus, fala de propostas para a saúde, educação e relação com o parlamento e a classe política.