José Ricardo e Marklize apontam saúde como prioridade para prefeitura

Uma das principais propostas da chapa encabeçada por José Ricardo é a construção do Centro de Referência de Atenção à Saúde da Mulher

Ferreira Gabriel

Publicado em: 07/10/2020 às 17:07 | Atualizado em: 07/10/2020 às 17:07

Em minicomícios e bandeiraços pela cidade, ao longo desta quarta-feira (7), o candidato a prefeito de Manaus, deputado federal Zé Ricardo (PT), e sua vice, Marklize Siqueira (Psol), afirmaram que a área da saúde será prioridade, caso cheguem à Prefeitura de Manaus.

Portanto, eles garantem a ampliação da rede de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sobretudo com novas unidades nos bairros, aumentando as equipes de saúde da família, além da ampliação do atendimento médico, reestruturação das casinhas e construção de Centros de Exames Complementares nas zonas da capital, com resultados on-line junto à rede de saúde.

A situação da saúde em Manaus é calamitosa, de acordo com o candidato do PT. José Ricardo também ressaltou que metade dos bairros estão sem unidades básicas. Além disso apontou muitos hospitais sucateados e sem assistência preventiva na atenção primária. Estes, portanto, são de responsabilidade da Prefeitura, e de acordo com ele acaba resultando em muitas mortes.

“Esse é o resultado desse grupo político que se reveza no poder há quase 40 anos. A saúde da população deve ser prioridade de todo gestor público. Por isso, na nossa gestão, iremos ampliar as unidades básicas e garantir médicos clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e até dentistas. Isso é obrigação, mas, até hoje, ninguém fez. E estamos aqui assumindo esse compromisso com todos e todas”.

Já candidata a vice-prefeita, que é da área da saúde, além de assistente social e professora, complementou que irá lutar pela democratização do atendimento na saúde básica.

“Essa é a política que queremos trazer para Manaus. Porque acreditamos que uma população bem cuidada na área da saúde vai gerar uma cidade com mais qualidade de vida”, destacou.

Propostas na Saúde

Como outras propostas para melhorar os serviços de saúde do Município, eles ainda propõem construção do Centro de Referência de Atenção à Saúde da Mulher. Este, portanto, será voltado a realização de consultas, exames e pequenas cirurgias ginecológicas; Centro de Referência de Atenção à Saúde do Homem Pré-Idoso (45 a 59 anos de idade), para realização de consultas, exames e orientação sobre nutrição, atividades físicas; fortalecimento da imunização contra o HPV (vacinação em massa), principalmente, nas escolas.

Além disso, eles planejam a implementação de teleconsultas, via telefone e internet; criação do Laboratório de Próteses Dentárias, que poderá executar os serviços protéticos dos Centros de Especialidades Odontológicas, além da valorização dos Agentes Comunitários de Saúde.

Foto: Divulgação

 

 

Leia mais

Maioria dos candidatos nas eleições 2020 é homem, negro e com ensino médio