Capitão Alberto entre os dez mais gastadores em redes sociais

Levantamento foi feito pelo Poder360 a partir de dados fornecidos pelo Facebook, de 4 de agosto a 2 de outubro de 2020. O candidato a prefeito de Manaus diz que a transparência nos gastos é a sua marca

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Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 06/10/2020 às 20:18 | Atualizado em: 06/10/2020 às 20:18

O Capitão Alberto Neto (Republicanos) é um dos dez candidatos a prefeito que mais gastam nas redes sociais. A campanha dele é em Manaus e foi captada por instituto de pesquisa que fez o levantamento.

A propaganda eleitoral está permitida, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 27 de setembro. E Alberto Neto (na foto, ao centro) está nas ruas em campanha.

Já o horário da campanha no rádio e na TV só começa na próxima sexta-feira (9)

O horário eleitoral no rádio e na TV, que começa na próxima sexta-feira (9) terá dois blocos diários de 10 minutos.

No rádio, as propagandas serão veiculadas das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Na televisão, das 13h às 13h10 e das 0h30 às 20h40.

Este ano, o calendário da propaganda eleitoral e da realização das eleições foi atrasado por conta da pandemia de covid-19.

Mesmo assim, os dez candidatos a prefeito já gastaram mais de R$ 360 mil nas redes sociais (Facebook e Instagram) até o último dia 2 de outubro.

Entre esses candidatos, um deles disputa a Prefeitura de Manaus. É o deputado federal Capitão Alberto Neto.

De acordo com Poder360, que fez o levantamento o candidato Alberto Neto gastou R$ 23 mil em propaganda nas redes sociais.

Os dados foram fornecidos pelo Facebook. A plataforma divulga o dinheiro gasto com anúncios sobre temas sociais, eleições ou política desde 4 de agosto.

Embora seja o 10º do ranking, o capitão-candidato a prefeito é o primeiro em anúncios na rede: pagou por 235 anúncios.

 

Os primeiros do ranking nacional

Na primeira colocação está a candidata a prefeita de Belo Horizonte/MG, Luísa Barreto (PSDB). Ela gastou, até agora, 61,4 mil para pagar  59 anúncios de propaganda.

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo/SP, Jilmar Tato (PT), vem em seguida. Ele gastou R$ 41,1 mil para 55 anúncios nas redes sociais.

E o terceiro do ranking é o candidato de São Luís, Rubens Prefeito (PCdoB). Para pagar por 61 anúncios de campanha, entretanto, o maranhense teve um gasto de 38 mil.

Juntos, os dez candidatos a prefeitos desembolsaram R$ 361,9 mil em propaganda nas redes sociais.

 

Mandato 100% transparente

Em resposta às informações colhidas pelo Poder360, o Capitão Alberto Neto explicou  os custos de divulgação de sua candidatura.

De acordo com ele,  há materiais impressos, ferramentas de marketing digital e publicidade. O objetivo é atingir os 62 municípios do Amazonas.

Para internet, a campanha está produzindo card, vídeos e fotos das agendas que o candidato tem cumprido diariamente.

Ele participa de entrevistas, reuniões, caminhadas, carreatas e bandeiraços. E tudo está sendo divulgado no Facebook e Instagram.

 

O Capitão Alberto Neto (ao centro) com simpatizantes

 

“Toda essa divulgação está dentro das nossas diretrizes para a condução do nosso mandato”, diz ele. Em seguida, acrescenta: “Um mandato 100% transparente e que conta com a participação do povo”.

Conforme o deputado-candidato, grande parte do valor relacionado no levantamento do Poder360, dá-se durante a divulgação da atividade parlamentar.

E que durante o período eleitoral, propriamente dito, foi gasto pouco mais de R$ 4 mil. “Tudo devidamente registrado e transparente”.

 

Gastos do mandato

“Gostaria de ressaltar que sou o deputado federal do Amazonas que menos utiliza essa verba de gabinete para pagar salários de funcionários, que trabalham para o mandato em Brasília e no Amazonas”, disse o parlamentar.

Verificando os gastos de Alberto Neto, no site da transparência da Câmara dos Deputados, ele gastou pouco.

Entre janeiro a agosto de 2020, por exemplo, o parlamentar utilizou 44,44% de toda a verba indenizatória prevista.

No período, o Capitão gastou R$ 195.374,61. Dessa forma é o 5º entre os oito membros da bancada federal. Além disso, tem disponíveis R$ 244.288,18 até dezembro de 2020.

No período da pandemia Alberto Neto reduziu drasticamente os gastos da Cota para o Exercício Parlamentar (Ceap).

 

Divulgação da atividade parlamentar

No mês de maio, no entanto, o  deputado teve um gasto de R$ 62.607,87. Desse valor R$ 58.401,50 foram para divulgação da atividade parlamentar.

Quem recebeu foi empresa EMA Serviços Técnicos de Comunicação e Informática Eireli. Ela está situada no bairro da Alvorada em Manaus.

Levantamento recente, feito pela FSB Influência Congresso, o deputado Capitão Alberto Neto ficou entre os 50 parlamentares mais influentes do Brasil nas redes sociais.

Veja os 10 candidatos a prefeitos que mais gastaram, até agora, com propaganda em redes sociais:

 

 

 

Fotos: divulgação/assessoria