Amil propõe criação de Universidade Municipal e construção de VLT em Manaus
Além de destacar os dois projetos de governo caso seja eleito prefeito de Manaus, Marcelo Amil fez avaliação dos cenários nas últimas pesquisas eleitorais ao cargo majoritário

Ferreira Gabriel
Publicado em: 28/09/2020 às 15:20 | Atualizado em: 28/09/2020 às 15:38
O advogado Marcelo Amil (PC do B), em entrevista ao BNC Amazonas nesta segunda-feira (28) destacou dois projetos do plano de governo à prefeitura de Manaus.
Portanto, tratam-se da construção do VLT (veículo leve sobre trilhos), e a criação da Universidade Municipal de Manaus.
Durante entrevista Amil destacou que é possível tirar o VLT do papel. Portanto, de acordo com ele, a obra cabe no ‘orçamento’ municipal. “Já estudamos, é possível sim,” disse.
Leia mais
Marcelo Amil e Dora Brasil, do PCdoB, registram candidaturas no TRE-AM
VLT
Marcelo Amil lembrou do elogio feito pelo professor do departamento de Geografia da Ufam e doutor em Engenharia de Transporte pela UFRJ, Geraldo Souza, sobre os planos para construção do VLT. Sobretudo, visando a melhoria na área de mobilidade urbana da capital amazonense.
A partir disso, o candidato disse que, conforme as considerações do professor, “o VLT é a única proposta viável a longo prazo, pro transporte de Manaus, apesar de não ser a mais barata”. Entretanto, de acordo com Amil, “ela não é a mais barata, mas é mais eficiente.”
Segundo o candidato com uma linha de VLT, “você vai ter pelo menos três décadas que ela vai funcionar com uma vida útil.”
A partir disso, para ele, “o custo benefício, ele é muito mais favorável, e ela vai ao encontro do que a gente está planejando.”
Modelo de transporte dos ‘Anos 60’
Conforme Marcelo Amil, “Manaus precisa sair dos anos 60. O nosso modelo de transporte coletivo hoje, é o mesmo que era feito nos anos 70, simplesmente ônibus na rua.”
De acordo com o candidato do PC do B, “os ônibus são fundamentais, precisam ser redesenhados.” Portanto, “o sistema não pode continuar da mesma maneira que ele está. Mas a gente precisa construir outras alternativas.”
Dessa forma, Amil reforçou que uma das propostas de governo, é “fazer a linha 1 do VLT.”
Segundo o comunista, “Manaus precisa de pelo menos seis ou sete linhas do VLT.”
Além disso, Marcelo pontou que “quem chegar dizendo que vai fazer o VLT, é a mesma coisa que estar dizendo que vai construir um metrô na superfície. Não vai!”
“A gente está propondo algo factível, algo dentro de alcance orçamentário do município. e que pode servir de interação com diversas outras fontes de financiamento. A gente pode buscar convênio com o BNDES, a gente pode buscar convênio com grandes universidades do mundo,” completou o candidato.
Orçamento do VLT
Marcelo Amil afirmou que o orçamento feito pela equipe é de “18 milhões por quilômetro. A proposta que estamos fazendo é a linha 1, partindo do Viver Melhor da barreira até o Coroado, no final da avenida das Flores.”
De acordo com ele, “isso dá cerca de 12 km. E em quatro anos a gente teria que construir 3 km por ano, pra conseguir entregar todos.”
Universidade Municipal de Manaus
Na área de educação, Marcelo Amil apresentou a proposta da criação da Universidade Municipal de Manaus.
Conforme o candidato, a ideia visa “universalizar o ensino superior, porque a Universidade Municipal de Manaus, ela vai ser 100% EAD, como já funcionam diversas universidades pelo Brasil.”
Amil apontou que “o custo de uma universidade EAD é muito menor do que de uma universidade presencial.”
A partir disso, Marcelo Amil, afirmou: “Eu falo com orgulho, você mãezinha da periferia, o seu filho vai sair do ensino médio, direto pra faculdade, porque o município de Manaus vai assegurar isso.”
De acordo com o candidato, a criação da universidade municipal “é possível, [e] cabe perfeitamente no orçamento do município.”
“99% de Manaus, não tem qualquer rejeição a Marcelo Amil”
Em um dos trechos da entrevista ao BNC Amazonas, o candidato do PC do B, opinou sobre os cenários das últimas pesquisas eleitorais dos candidatos à prefeitura de Manaus.
“Então, as pessoas sempre observam, na própria pesquisa que a gente estudou. 81% do eleitorado de Manaus, não sabem que a gente vai votar espontaneamente. E aí a gente tem na outra ponta o Marcelo Amil, com 1% de rejeição. Ou seja 99% de Manaus, não tem qualquer rejeição ao nome de Marcelo Amil”.
A partir disso o candidato afirmou que, “no momento em que essas pessoas conhecerem o Marcelo Amil, que elas conhecerem as nossas propostas, a filosofia que a gente está tentando implantar, nós temos certeza que o resultado vai virar, e Manaus vai dar uma resposta nas urnas,” declarou Amil.
Foto: BNC Amazonas