Amil discute criação de projeto tecnológico de mobilidade urbana
A discussão sobre o projeto foi feita com representantes de motoristas de aplicativo

Ferreira Gabriel
Publicado em: 09/10/2020 às 18:51 | Atualizado em: 09/10/2020 às 18:51
O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Amil (PCdoB) recebeu nesta semana o líder da associação de motoristas de aplicativos, Alexandre Matias, e o projetor de APPs, Sandro Correia, para a criação de um projeto tecnológico que vai atender uma necessidade da capital.
Em suma, a discussão tratou da criação de um modal de transporte repaginado que possa melhorar a vida das pessoas. Em contrapartida, que esse modelo possa aumentar a arrecadação para uso em iniciativas da gestão municipal.
Matias falou que um dos principais problemas dos motoristas de aplicativo que atuam na cidade é o custo alto. E também o percentual pago por viagem.
“Os motoristas não sabem quanto vão receber por viagem. O alto custo do combustível; os problemas de infraestruturas da cidade que prejudicam a manutenção dos veículos; a taxa que eles pagam para as empresas; a insegurança e a depreciação dos carros são alguns das dificuldades enfrentadas pela categoria na cidade,” disse Matias.
“Nós queremos que essa taxa paga às empresas seja revista e que haja um cadastro dos passageiros que disponibilize as fotos, para que o condutor confirme a identidade de quem ele está transportando”, completou.
Marcelo Amil falou da importância do encontro para viabilizar um projeto de mobilidade urbana. Este, tem por objetivo comtemplar os motoristas de aplicativos e os moradores de todas as zonas da cidade.
Dessa forma, ele relata que a plataforma criada por Sandro Correia, com apoio da equipe AMIL, pode aumentar a arrecadação municipal para investimento na saúde, educação e assistência social.
“Nós estamos preparando um projeto para atender os motoristas de aplicativos, taxistas, mototaxistas e a comunidade manauara,” disse Marcelo Amil.
De acordo com ele, é “um projeto que está sendo feito junto com a participação de quem entende do assunto. O custo vai ser menor e o pai de família vai poder levar para casa um pouco mais de dinheiro para gastar com alimentação, vestuário, educação e etc.”
“Em contrapartida, a administração municipal poderá investir os recursos arrecadados na manutenção de outros projetos que constam no nosso plano de governo”, disse Amil.
O candidato do PC do B também destacou que a sua gestão será feita com participação das categorias. Assim como, especialistas e com apoio dos mestres e doutores das universidades do Estado.
VLT
Amil já lançou dois outros projetos que vão melhorar a mobilidade urbana em Manaus.
Para desafogar o trânsito nas zonas Norte e Leste, Marcelo Amil propõe a construção da linha 1 do VLT.
Conforme a proposta, os moradores do Conjunto Viver Melhor poderão ir até o bairro Coroado no modelo que será construído ao longo da Avenida das Flores/Torres.
Foto: Divulgação
Leia mais
Ataque de José Ricardo, cutucada em Amazonino e o no-show de Menezes