Amazonino muda estilo, abusa de citar Wilson Lima e se atrapalha em debate

Na sua primeira aparição em debate nesta eleição, Amazonino mudou seu estilo habitual e deixou militância e eleitor preocupados

Estilo

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/11/2020 às 07:30 | Atualizado em: 26/11/2020 às 07:30

Os aficcionados por política, daqueles que não perdem nem horário eleitoral, como se fosse uma série de sucesso na TV, ficaram com um misto de estranheza e preocupação diante de um novo estilo de Amazonino Mendes (Podemos). No primeiro debate que resolveu participar nesta eleição a prefeito de Manaus, ele exibiu um comportamento totalmente diferente do que o consagrou como de ótima oratória. Como resultado, deixou sua militância e eleitor preocupado quanto às condições para exercer o cargo pela quarta vez.

Portanto, o Amazonino que foi para debate com David Almeida (Avante) na TV Norte/SBT nesta quarta (25), já não era o mesmo de sempre. A primeira estranheza percebida estava na cara, literalmente. Aquele que já foi governador do Amazonas por quatro vezes exibiu um semblante sisudo, preocupado, a ponto de não sorrir uma vez sequer. Mostrou não estar à vontade para ser confrontado.

Amazonino, dessa maneira, não se valeu de um recurso da comunicação que usa como poucos: a expressão facial. Quem o conhece de mais de 40 anos de vida pública não viu o político que falava até com um olhar.

 

Leia mais

Tempo fecha e faltou pouco para vias de fato entre David e time de Amazonino

 

Alvos preferenciais

David Almeida seria o alvo natural de Amazonino em debate, questionado sobre o que teria a apresentar como candidato. E, dessa maneira, mostrar ao eleitor que ele, Amazonino, tinha um plano melhor para a capital. Contudo, o campo das ideias e das propostas foi abandonado por ele.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), acabou sendo o alvo preferencial de Amazonino. Tanto foi assim que o nome do político que o derrotou em 2018 foi o mais citado por ele no debate. Foram, no mínimo, 17 vezes que Amazonino pronunciou o nome do chefe do Executivo estadual. E todas para dizer que ele é o principal apoiador da campanha do oponente.

Outra quantidade de vezes igualmente se dedicou a menosprezar as propostas de David, chamando-o de mentiroso.

Dessa forma, Amazonino caminhou para mostrar ao eleitor o porquê de se negar a participar de debates nesta eleição. Demonstrando visível irritação por não desestabilizar o adversário, ele mesmo perdeu o trilho. Assim, viu-se um candidato com muita dificuldade de organizar os pensamentos e até mesmo de articular algumas palavras. Um fato bastante incomum para o velho cacique.

Fugir dos temas propostos, então, nem se fala. Além disso, em praticamente todas as vezes que se manifestou a mediadora do debate teve de lhe chamar a atenção e pedir que parasse de falar porque seu tempo havia se esgotado. Embora o telespectador não ouvisse o que ele estava dizendo, a impressão é que Amazonino não observava o tempo esgotado, tal era a insistência da apresentadora do debate em lhe avisar.

 

Leia mais

David tem 10 pontos de vantagem sobre Amazonino a três dias do 2º turno

 

“Amazonino é o candidato do Braga e da Lava Jato na prefeitura”, dispara David

 

Efeito marqueteiro?

Muitos que assistiram ao primeiro debate desta eleição com a presença de Amazonino fizeram as mais diversas avaliações.

Uma das principais é que essa mudança brusca de estilo é resultado dos marqueteiros de campanha. Afinal de contas, Amazonino, que chegou a ter mais de 30% nas pesquisas de intenção de voto, passou ao segundo turno em empate técnico com David. A diferença de votos a seu favor foi de apenas 1,5%.

E, pressionado pelas novas pesquisas desde o fim da apuração do dia 15, que todas dão vitória ao oponente, Amazonino parece ter sido aconselhado a mudar de estratégia.

Abandonou, portanto, o ar de professor e as propostas e partiu ao ataque ao concorrente. Os atos da gestão tampão de David no Governo do Estado em 2017, com a cassação de José Melo, são o destino de sua artilharia. Porém, o adversário se defendeu dizendo ser ficha-limpa, sem nenhuma condenação na Justiça.

Como resultado desse evento do “novo” Amazonino, por pouco o encontro com David não foi parar na polícia. Ao final do debate, nos corredores da TV Norte, membros das equipes de campanha entraram em conflito.

 

Foto: Reprodução/TV