PT-AM está sob ameaça de intervenção; prazo vence ao meio-dia

aliança

Publicado em: 15/08/2018 às 09:04 | Atualizado em: 15/08/2018 às 09:04

Por Neuton Corrêa, da Redação

 

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) estabeleceu a manhã desta quarta-feira, dia 15, com prazo a ser vencido até o meio-dia, para que a executiva estadual da legenda aceite a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) como candidata ao Senado, na chapa encabeçada pelo deputado estadual David Almeida (PSB).

Caso não haja entendimento, entre as duas siglas, a nacional decretará intervenção imediata no processo de aliança para as eleições deste ano.

A maior ameaça em jogo é que o PT-AM deixe a aliança com o PSB e participe do pleito sem coligação, o que seria prejuízo geral para David e os candidatos proporcionais a deputado federal e estadual do bloco, que estão agregados com outras legendas.

Dirigentes do PT-AM ouvidos pelo BNC AMAZONAS, disseram que o PT nacional deixou o entendimento nas mãos dos dois partidos nessas últimas horas.

Segundo eles, o Partido dos Trabalhadores fará a proposta ao PSB e que, se houver recusa, a sigla ficará só, assumindo os traumas da decisão.

O presidente do PT-AM, deputado Sinésio Campos, entende que a ação do PT nacional apenas orienta quanto a abertura da chapa à candidatura de Vanessa ao Senado, sem prejuízo à coligação.

Diz também que essa é uma questão a ser tratada agora pela coligação de David e não exclusivamente ao PT-AM.

O BNC também procurou dirigentes do PCdoB agora pela manhã.

Os comunistas evitaram fazer comentários públicos sobre o imbróglio e dizem que são contra a cogitada intervenção.

Ele comentam que, caso não haja entendimento, o partido seguirá só nas eleições.

O partido também já está preparado para chamar uma coletiva de imprensa para anunciar sua decisão, mas isso após as conversas entre PT e PSB.

David Almeida

Em entrevista ao programa Manhã de Notícias (89,7 FM), da rede Tiradentes, David Almeida lembrou das idas e vindas da aliança PT e PCdoB e da decisão de neutralidade de seu partido em nível nacional e comentou que nas próximas horas o assunto seria discutido.

 

Foto: BNC AMAZONAS