Sargento PM Salazar é vereador mais votado de Manaus
Com 22.594 votos, o policial militar havia tentado ganhar um mandato à Câmara Municipal em 2020. Já em 2022, disputou uma vaga à ALE-AM

Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/10/2024 às 19:01 | Atualizado em: 06/10/2024 às 19:30
A campanha de rua com forte apelo popular, voltado à segurança pública e pregando claramente o combate ao que chama de “bandidagem”, o vereador mais votado às 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus nas eleições de 2024 é Sargento Salazar (PL), de 41 anos, da Polícia Militar.
Ele foi eleito com 22.594 votos (2,06%) (com 99,95% das urnas apuradas às 19h37).
Dessa forma, o militar foi eleito em sua terceira disputa eleitoral (concorreu em 2020 a vereador, e recebeu 2.079 votos; em 2022, a deputado estadual, 11.474 votos).
Salazar se apresentou como candidato acostumado a “derrubar malandro na bala”, conforme sua principal mensagem de campanha.
E disse estar “com sangue no olho” para representar a população de Manaus, sedenta de segurança, na Câmara Municipal.
Leia mais
Vereador mais longevo do Amazonas não se reelege e é “aposentado”
Violência
Popular nas redes sociais, Sargento Salazar tem, por exemplo, 622 mil seguidores no instagram. E foi lá que ele fez sua campanha e mostrou todas as suas ações em busca de votos pelos bairros de Manaus.
Uma dessas atuações de força ocorreu no bairro Riacho Doce, zona norte de Manaus.
De acordo com policial militar, sua equipe de campanha foi fazer panfletagem no bairro, mas os traficantes da região expulsaram os apoiadores do candidato.
Foi então, que ele convocou uma equipe de policiais e, armados, foram ao Riacho Doce realizar a atividade política.
Apoio marginal
O campeão de votos de 2024, Sargento Salazar também mostrou os apoios que recebeu durante a campanha. São ex-traficantes de drogas, agora, evangélicos, e também daqueles que ele disse estar “na vida errada”.
Gilson Reategue escreveu no perfil do militar:
“Uma vez, você me enquadrou e me deu uns belos carinhos. Mas, meu voto é seu, meu irmão. Você estava fazendo seu trabalho e eu simplesmente estava errado. Força, aí. Meu voto é seu”.
Já o ex-traficante, fez a seguinte declaração:
“Tem meu voto. Que Deus te abençoe. Fui traficante e, no tempo, o senhor me prendeu. Hoje, estou na bênção há quatro anos. Admiro o senhor e que Deus lhe honre nessa eleição”.
Foto: reprodução