Roberto Cidade é reeleito com votação histórica
Em Borba, votação do presidente da ALE-AM foi um nocaute ao prefeito local, Simão Peixoto, que o agrediu com um soco no início de setembro

Publicado em: 02/10/2022 às 19:56 | Atualizado em: 02/10/2022 às 20:11
O presidente da ALE-AM, Roberto Cidade (UB), foi reeleito neste domingo, 2, com votação histórica a deputado estadual.
Votado em todos os municípios, ele obteve mais de 96 mil votos (5,09% do eleitorado até as 21h10 pelo horário de Brasília). Foi a maior votação de um político para vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Ele superou Belarmino Lins (PP), que, também no cargo de presidente da ALE-AM, em 2010, foi o mais votado do pleito com 52 mil votos.
Da mesma forma, Roberto Cidade superou a votação de seu antecessor na presidência do Legislativo estadual, o ex-deputado Josué Neto, que, em 2014, recebeu 60 mil votos.
Josué foi o político que articulou a chegada de Cidade na presidência da ALE-AM.
Mas o deputado de primeiro mandato já havia mostrado envergadura política em 2018. Naquele ano, naquela eleição, estreante, chegou ao mandato como o terceiro mais votado do pleito.
Ele teve votos em grande parte dos municípios.
Agora, na chefia de um dos poderes do Estado, ele soube aproveitar a visibilidade que o cargo lhe deu.
Fortaleceu bases que já possuía e ampliou ação em todos os municípios e também na capital.
Nocaute
Mas, sem dúvida, sua principal vitória, pessoal, ocorreu em Borba (AM).
Assim, contra-atacou seu principal adversário político no município, o prefeito Simão Peixoto, que o agrediu com um soco no dia 2 de setembro. Portanto, exatamente há um mês. Simão Peixoto apoiava George Lins.
Reeleição
Mais do que se tornar o mais votado do pleito, Roberto Cidade pode ter criado condições para se tornar presidente reeleito da ALE-AM.
A votação histórica cria uma avenida para ele chegar a esse objetivo.
Foto: ALE-AM