Aziz amplia dianteira sobre Arthur nas pesquisas estimulada e espontânea

O candidato de Lula ao Senado foi o que mais cresceu em intenção de voto

Aziz - pesquisas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/08/2022 às 23:12 | Atualizado em: 31/08/2022 às 01:03

O candidato a reeleição a senador Omar Aziz (PSD) ampliou a dianteira nas pesquisas de intenção de voto no Amazonas. A empresa Perspectiva aponta neste dia 31 de agosto que Aziz subiu teve um crescimento expressivo de 6,4 a 16% na preferência do eleitor.

O principal adversário de Aziz na campanha, o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), também teve bom desempenho, indo de 5,5 a 13,2% nas pesquisas. Também cresceram os candidatos seguintes, Alfredo Menezes (PL), de 5,4 a 7,9%, e Luiz Castro (PDT), de 1,8 para 4,9%.

Na pesquisa estimulada, Aziz aumentou sua vantagem em quase 8 pontos percentuais, pulando de 20,9 para 28,3%. Graças a um significativo apoio do eleitorado do interior do estado, principalmente. Trata-se, portanto, do melhor resultado sobre o segundo colocado, de quem se desgarra impondo diferença de quase cinco pontos percentuais.

Arthur Neto ficou com 23,7%, segundo a Perspectiva.

Por outro lado, o terceiro colocado, Menezes, vem despencando. O candidato de Bolsonaro caiu na intenção de voto do amazonense entre maio e agosto. Perdeu quase quatro pontos percentuais, de 16,1 para 12,6%.

Dessa forma, acompanha o desempenho ruim do padrinho Bolsonaro no Amazonas. Lula da Silva (PT), como resultado, já tomou a dianteira, conforme a Perspectiva. Empurrado goela adentro da coligação que apoia a reeleição de Wilson Lima (União Brasil), a contragosto do principal cabo eleitoral em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante), o militar da reserva enfrenta falta de aceitação dos demais candidatos da aliança.

Leia mais

Arthur Neto é flagrado contando mentira em debate

Perda do posto

Conforme a pesquisa, é muito provável que Menezes perca a terceira posição para Castro, que hoje tem 9,5%. Este deve alcançar os dois dígitos nos próximos dias, considerando a tendência de evolução que vem tendo, embora lenta e gradual. Essa é a avaliação dos números pelo pesquisador.

Castro tenta resgatar o desempenho que teve na eleição de 2018, quando obteve mais de 500 mil votos na disputa por vaga no Senado.

Leia mais

Pesquisa CNT mantém Lula à frente de Bolsonaro com 8%

Informações do estudo

A empresa Perspectiva afirmou que coletou os dados nos dias 26 e 27 de agosto. Foram 1.500 entrevistas por telefone em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais.

A margem de erro máxima para os números da pesquisa é de 2,5%, para cima ou para baixo. O grau de confiabilidade do resultado é de 95%.

A pesquisa foi registrada no TSE com AM-07370/2022.

Leia mais

Foto: Reprodução/ Bandnews