Da semente da fé aos frutos da colheita do café em Balbina
Associação dos Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro incentiva a produção do café como fonte de renda de comunidades em Balbina

Ednilson Maciel, por Renan Mota*
Publicado em: 15/06/2024 às 19:12 | Atualizado em: 17/06/2024 às 09:03
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada no distrito de Balbina, distante (77,2 km de Presidente Figueiredo) foi fundada em 12 de junho de 2016 e ao longo dos anos tem encarado inúmeros desafios, desde a perspectiva da fé e da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo aos desafios sociais da região.
Nesse sentido, é que surge em parceria com a Cáritas Arquidiocesana a proposta de acompanhar às famílias dessa localidade por meio da Associação dos Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Balbina (APRNS-BALBINA), iniciando pelo Ramal da Morena e Am 240.
Após vários encontros e diálogos, as famílias resolveram abraçar a plantação do café como alternativa para auxiliar no sustento familiar.
A presidente da associação, Doralice, destacou a importância de escolher uma cultura de raiz para ajudar as famílias da região e enfatiza o apoio dado pela Cáritas Diocesana. “Superamos as nossas expectativas quanto à produção e hoje a colheita está sendo ótima, graças a Deus e ao apoio da instituição Cáritas que nos organiza enquanto associação, estamos buscando melhorias de vida para as famílias associadas”.
Segundo o pároco Israel Magdaleno, um dos responsáveis pela iniciativa, mesmo com tanta adversidade, o projeto se mantém firme em seu propósito de gerar emprego e renda. “Embora este ano exista a severidade do calor e pouca chuva, pela benção de Deus, intercessão de Nossa Senhora, e pelo trabalho do agricultor, a produção do café será bastante significativa”, destacou.
A vice-presidente da associação e agricultora Francinete destaca o plantio do café como uma grande realidade que já está gerando renda para as famílias. “Uma melhoria de vida para todos nós, já estamos na terceira colheita e eu tenho certeza de que a cada plantio teremos resultados cada vez melhores, a esperança é sempre de um futuro melhor”.
Atualmente, 5 famílias estão envolvidas diretamente na produção do café (tipo sereia) em fase de colheita e a expectativa dos produtores é que esse ano seja produzido em média 800kg que logo estará disponível para o consumo dos amazonenses.

Sobre a Associação
A associação dos Produtores Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vila de Balbina, é uma das associações acompanhadas pelo Projeto UKA – Casa Comum, onde é feito o acompanhamento do plantio de café Robusta Amazônia resultado do cruzamento dos cafés Robusta e Conilon – Pesquisa EMBRAPA. O projeto proporciona aos agricultores formações, visitas técnicas, intercambio, workshops e outras atividades que visem o desenvolvimento da Associação, permitindo que eles se destaquem através de métodos de cultivo sustentáveis, colheitas seletivas e processos de beneficiamento cuidadoso. Em 2022 os agricultores fizeram a primeira colheita, atualmente é possível saborear o café de “Balbina” fruto de muito trabalho, persistência a e perseverança, o café possui características únicas de sabor, aroma e origem. A Associação fica localizada no Km 13 ramal da morena, Vila de Balbina – Presidente Figueiredo. Para mais informações sobre a iniciativa, vendas e parcerias, ligue para (92) 99172-0406.
*O autor é jornalista e comunitário do distrito de Balbina
Fotos: divulgação