Fausto Jr. e ministro tratam da pesca ornamental no Amazonas

Deputado destacou a urgência da fiscalização local para agilizar exportações, assegurar legalidade e proteger empregos e renda de inúmeras famílias.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 10/04/2025 às 11:39 | Atualizado em: 10/04/2025 às 11:51

O deputado federal Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM) se reuniu nesta quarta-feira (9) com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para tratar da situação da pesca ornamental no Amazonas e apresentar demandas urgentes dos pescadores da região.

Uma das principais preocupações apresentadas na reunião foi a desativação da fiscalização do Ibama no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, o que tem prejudicado diretamente os exportadores de peixes ornamentais e contribuído para o enfraquecimento da atividade legalizada.

Durante o encontro, Fausto Jr. destacou que a pesca ornamental é a principal atividade econômica de quatro municípios da calha do alto rio Negro e impacta diretamente cerca de 20 municípios amazonenses.

“Com a desativação desse posto em Manaus, só podemos realizar a exportação a partir de Viracopos, em Campinas (SP), ou de Fortaleza (CE), o que não faz sentido. Sabemos da fragilidade desses peixes, e quanto maior a distância percorrida, maior o índice de mortalidade. Não podemos condenar essas pessoas humildes. Precisamos de políticas públicas que valorizem quem vive da pesca”, afirmou o parlamentar.

Fausto Jr. reforçou a necessidade de retomada imediata da fiscalização local, garantindo agilidade e legalidade nas exportações, além da preservação dos empregos e da renda de milhares de famílias.

Foto: divulgação