Átila Lins pede liberação de emendas para saúde no interior

No encontro com o ministro da saúde, o decano amazonense também reivindicou a implantação de Caps nos municípios

Publicado em: 21/08/2025 às 16:56 | Atualizado em: 21/08/2025 às 16:56

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) esteve nesta quarta-feira (20 de agosto) no Ministério da Saúde para tratar das ações destinadas à saúde do Amazonas.

Recebido pelo ministro Alexandre Padilha, o decano amazonense agradeceu, inicialmente, os investimentos destinados ao estado, pelo PAC Seleções- Saúde.

Nesse programa do governo federal, foram destinados mais de R$ 200 milhões para construção e ampliação de unidades básicas de saúde (UBS), expansão do Samu (serviço de atendimento móvel de urgência), entre outras ações de saúde no Amazonas.

Nesse sentido, Lins solicitou a Alexandre Padilha celeridade para a liberação das emendas parlamentares, de sua autoria, apresentadas ao orçamento da União.

Os recursos, segundo o deputado, são para construir maternidades em Autazes, Boca do Acre, Fonte Boa e Nova Olinda do Norte.

Caps no interior

Bem como, pediu verbas para o custeio da atenção primária, da média e alta complexidade. De acordo com Átila Lins, os recursos vão ajudar na melhoria dos serviços de saúde prestados à população.

Do mesmo modo, o decano amazonense reivindicou a implantação de mais centros de atenção psicossocial (Caps) no interior do Estado, visto que somente foram autorizados, pelo Ministério da Saúde, quatro novos centros para o Amazonas.

“O ministro Alexandre Padilha recebeu nossos pleitos e assegurou que o empenho (autorização de liberação de recursos) das maternidades acontecerá nos próximos dias. Com isso, cada prefeito do Amazonas poderá lançar a licitação para o início das obras, provavelmente ainda este ano. Bem como a liberação de recursos para custeio e análise de novos Caps”, declarou Átila Lins.

Foto: Divulgação