Alckmin reforça compromisso do governo com sistema Inmetro
Encontro histórico, na sede do instituto, no Rio de Janeiro, teve a presença de todos os Ipem. Prestígio de Márcio André Brito

Ednilson Maciel
Publicado em: 07/12/2023 às 16:45 | Atualizado em: 07/12/2023 às 16:46
A direção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu, nesta quarta-feira (6), um encontro histórico com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Uma ação do presidente do instituto, Márcio André Brito, o evento inédito ocorreu na sede do Inmetro, no Rio de Janeiro, com as presenças de representantes de todos os órgãos delegados (Ipem) do país.
Dessa forma, o evento foi parte das comemorações dos 50 anos do instituto. Assim como para celebrar a aprovação do planejamento estratégico do Inmetro para 2024-2027.
Durante a audiência, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) anunciou a liberação de R$ 27,5 milhões para pagamentos de dívidas do governo passado e investimentos no sistema Inmetro
Sempre foi uma luta lançar os pleitos do sistema Inmetro no meio político. Especialmente para um país que pensa em se desenvolver e se inserir de forma efetiva no mercado internacional. Portanto, a presença do vice-presidente Alckmin mostra o prestígio e reconhecimento ao trabalho do Inmetro, disse o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi), Kaká Andrade.
Relevância do Inmetro
Alckmin ressaltou a relevância do Inmetro para o país:
Meio século de experiência, trabalho, conquistas e desafios. E a melhor maneira que devemos comemorar é fortalecendo as instituições. O Márcio [Brito, presidente do Inmetro] disse que tinha um débito junto aos órgãos delegados. Então, apertamos os cintos e, sem ter nenhuma suplementação, conseguimos tirar R$ 27,5 milhões para o Inmetro fazer o repasse, anunciou.
Na avaliação de Geraldo Alckmin, o trabalho do instituto é importante sobre vários aspectos. Citou, primeiramente, o papel regulatório que, segundo o ministro, está na vanguarda da tecnologia.
Em segundo lugar, ação do Inmetro traz a segurança que a sociedade necessita, atestando, acreditando um respirador no hospital ou brinquedo.
Já o terceiro aspecto relevante, mencionado por Alckmin, é busca pela lealdade concorrencial, estabelecendo uma justa relação de consumo, entre quem compra e vende.
Nova realidade
Por sua vez, o presidente do Inmetro, Márcio Brito, lembrou que o instituto não tinha condições mínimas de exercer a atividade no Brasil, por meio de seus órgãos delegados, mas, segundo ele, essa realidade mudou.
“Repactuamos contratos, com o compromisso do Mdic em nos atender no menor tempo possível e, de forma simples, estamos colocando a rede de pé. Portanto, a presença do ministro Alckmin reforça e resgata a nossa esperança de dias melhores”, declarou o presidente do Inmetro.
Ao final do encontro histórico, o presidente da Associação de Servidores do Inmetro, Sérgio Ballerini, entregou uma placa ao ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Leia mais
Inmetro: plano 2024-2027 apoia produção, inovação e responsabilidade ambiental
Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República