Agência oferta dinheiro a youtubers para falarem fakes news sobre vacina

Everson Zoio publicou um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer

Agência oferta dinheiro a youtubers para divulgar fakes news sobre vacina

Publicado em: 28/07/2021 às 18:16 | Atualizado em: 28/07/2021 às 18:26

Uma agência de marketing ofereceu pagamento para que youtubers de todo o mundo espalhassem fake news sobre vacinas contra a covid-19. Entre eles um brasileiro.

Trata-se de Everson Zoio, que publicou um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer.

No entanto, o vídeo foi deletado quando a história veio à tona. Ele não respondeu aos pedidos de comentário da BBC. Conforme reportagem divulgada pelo Correio Braziliense.

Por outro lado, alguns dos influenciadores que receberam o convite da agência de marketing denunciaram a tentativa de recrutá-los.

“Tudo começou com um e-mail”, diz Mirko Drotschmann, um youtuber e jornalista alemão.

Drotschmann normalmente ignora ofertas de marcas que lhe pedem para anunciar produtos para seus mais de 1,5 milhão de seguidores.

Segundo ele, portanto, a oferta de patrocínio que ele recebeu em maio deste ano foi diferente de qualquer outra.

Agência Fazze

A agência, chamada Fazze, pediu que ele promovesse o que ela dizia ser informações vazadas.

Por exemplo, elas sugeriam que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase três vezes maior que a da Astrazeneca.

Contudo, as informações fornecidas não eram verdadeiras.

Rapidamente ficou claro para Drotschmann que ele estava sendo convidado a espalhar desinformação para minar a confiança do público em relação a vacinas no meio de uma pandemia.

“ Fiquei chocado”, diz. “E então fiquei curioso: ‘O que está por trás de tudo isso?”

Oferta semelhante

Do mesmo modo, na França, o youtuber de ciência Léo Grasset recebeu oferta semelhante.

A agência ofereceu 2 mil euros (cerca de R$ 12.200) por sua participação, dizendo que estava agindo por um cliente que desejava permanecer anônimo.

“É um grande indício de algo estava errado”, diz Grasset.

Dessa forma, Grasset e Drotschmann ficaram revoltados com as falsas alegações que foram repassadas.

‘Ilógico’

Mas o jornalista alemão Daniel Laufer identificou dois influenciadores que podem ter aceitado a oferta.

O primeiro, um youtuber indiano chamado Ashkar Techy, que costuma fazer vídeos engraçados sobre carros e namoro.

E o segundo, o brasileiro Everson Zoio. Ele tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, onde o vídeo sobre a Pfizer foi publicado, e 12,8 milhões no YouTube.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Foto: Reprodução/Twitter