Agência oferta dinheiro a youtubers para falarem fakes news sobre vacina
Everson Zoio publicou um vÃdeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer

Publicado em: 28/07/2021 Ã s 18:16 | Atualizado em: 28/07/2021 Ã s 18:26
Uma agência de marketing ofereceu pagamento para que youtubers de todo o mundo espalhassem fake news sobre vacinas contra a covid-19. Entre eles um brasileiro.
Trata-se de Everson Zoio, que publicou um vÃdeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer.
No entanto, o vÃdeo foi deletado quando a história veio à tona. Ele não respondeu aos pedidos de comentário da BBC. Conforme reportagem divulgada pelo Correio Braziliense.
Por outro lado, alguns dos influenciadores que receberam o convite da agência de marketing denunciaram a tentativa de recrutá-los.
“Tudo começou com um e-mail”, diz Mirko Drotschmann, um youtuber e jornalista alemão.
Drotschmann normalmente ignora ofertas de marcas que lhe pedem para anunciar produtos para seus mais de 1,5 milhão de seguidores.
Segundo ele, portanto, a oferta de patrocÃnio que ele recebeu em maio deste ano foi diferente de qualquer outra.
Agência Fazze
A agência, chamada Fazze, pediu que ele promovesse o que ela dizia ser informações vazadas.
Por exemplo, elas sugeriam que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase três vezes maior que a da Astrazeneca.
Contudo, as informações fornecidas não eram verdadeiras.
Rapidamente ficou claro para Drotschmann que ele estava sendo convidado a espalhar desinformação para minar a confiança do público em relação a vacinas no meio de uma pandemia.
“ Fiquei chocado”, diz. “E então fiquei curioso: ‘O que está por trás de tudo isso?”
Oferta semelhante
Do mesmo modo, na França, o youtuber de ciência Léo Grasset recebeu oferta semelhante.
A agência ofereceu 2 mil euros (cerca de R$ 12.200) por sua participação, dizendo que estava agindo por um cliente que desejava permanecer anônimo.
“É um grande indÃcio de algo estava errado”, diz Grasset.
Dessa forma, Grasset e Drotschmann ficaram revoltados com as falsas alegações que foram repassadas.
‘Ilógico’
Mas o jornalista alemão Daniel Laufer identificou dois influenciadores que podem ter aceitado a oferta.
O primeiro, um youtuber indiano chamado Ashkar Techy, que costuma fazer vÃdeos engraçados sobre carros e namoro.
E o segundo, o brasileiro Everson Zoio. Ele tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, onde o vÃdeo sobre a Pfizer foi publicado, e 12,8 milhões no YouTube.
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Foto: Reprodução/Twitter