Após acordo de coligações, propaganda polÃtica começa dia 11

Publicado em: 08/07/2017 Ã s 13:37 | Atualizado em: 08/07/2017 Ã s 13:37
Por Rosiene Carvalho, da redação
Após muita discussão sobre as inserções em rádio e TV, todos os candidatos na eleição suplementar ao Governo do Estado decidiram abrir mão de um dia da propaganda eleitoral em TV e rádio.
Como isso, oficialmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu iniciar a propaganda eleitoral em TV e rádio e a veiculação das inserções ao longo do dia na terça-feira, dia 11, com entrega das mÃdias até à s 17h da segunda-feira, dia 10.
A definição ocorreu na manhã deste sábado numa reunião com a juÃza da propaganda Anagali Bertazzo, representantes das coligações e o Sindicato das Emissoras de TV e Rádio. A reunião foi convocada na noite desta sexta-feira.
O mapa de mÃdia, onde deve constar a definição de como cada candidato irá usar o tempo de inserção (que são vÃdeos veiculados ao longo do dia) deve ser entregue até à s 16h.
Na reunião, os representantes da Rede/Psol informaram que questionaram por meio de uma representação o tempo da coligação. Na definição, nada foi atribuÃdo à Rede considerando que a sigla foi criada em 2015 após as últimas eleições para deputado federal. É o número de representantes na Câmara dos Deputados que define o tempo de tv de cada partido.
A assessoria jurÃdica da campanha de Luiz Castro (Rede) informou que o parâmetro foi errado porque não considerou que, com a janela da infidelidade aberta para a mudança de partido, no perÃodo de um mês em que parlamentares podem mudar de sigla, a Rede ganhou cinco deputados federais.
Divisão
Antes da definição da data, PP, PT e PPS se posicionaram contra o inÃcio das inserções na terça-feira e o PP voltou a questionar a decisão de se manter o calendário eleitoral sem alteração. Depois de debates sobre os prejuÃzos, PT e PPS concordaram com a data apontada pela maioria. Na sequência, PP desistiu de defender o adiamento e concordou em iniciar propaganda e inserção na terça-feira.
O Sindicato das Empresas de TV e Rádio também não concordou a princÃpio com a data. Defendia o adiamento da propaganda em uma semana, mas no final também aceitou o que decidiu a maioria.
No final da eleição, a juÃza Anagali Bertazo agradeceu a compreensão de todos e o esforço de todos para que a eleição fosse realizada em cumprimento ao calendário definido.
Foto: BNC