Carregado, tanque que armazena oxigênio para um dia chega a Manaus

O Governo do Estado se prepara para ampliar o número de leitos e também atender possível aumento da demanda por oxigênio nos municípios

Tanque

Da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 06/02/2021 às 19:59 | Atualizado em: 06/02/2021 às 19:59

Empresa fornecedora do Governo do Amazonas vai dispor agora de um tanque criogênico que guarda 90 mil m³ de oxigênio medicinal. O produto é essencial para o tratamento dos pacientes de coronavírus (covid-19).

O Governo do Amazonas recebeu hoje (6) em Manaus um tanque criogênico da empresa fornecedora contratada com 90 mil metros cúbicos de oxigênio.

Transportado por navio da Petrobrás, desde Santos (SP), passou por Belém (PA), onde foi abastecido para ser entregue ao Amazonas. Só do estado vizinho, a viagem durou oito dias.

Conforme informado, a Marinha e o Ministério da Defesa participaram da logística como obrigação do governo Bolsonaro de suprir a demanda de oxigênio do estado. 

Leia mais

Samel e cientistas estão otimistas com testes de droga contra covid no AM

Antecipando demanda

Como resultado, o governo aumenta sua capacidade de armazenamento de oxigênio para abastecer as redes pública e particular. O consumo diário hoje é de 86 mil metros cúbicos, e pode chegar a 130 mil nas próximas semanas se a demanda aumentar nos municípios.

Dessa forma, com o tanque, a rede de saúde ficará em melhor condição de atender a ampliação de leitos. O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta semana que trabalhar para abrir 350 novos leitos, sendo 100 de UTI.

*Texto organizado a partir de informações da Secom

Foto: Diego Peres/Secom