DPE-AM quer ver plano de distribuição da Coronavac aos municípios

Órgão pediu ao governo informação da quantidade de doses distribuída a cada município do Amazonas

Amazonas recebe mais doses da Coronavac

Publicado em: 19/01/2021 às 22:08 | Atualizado em: 20/01/2021 às 08:46

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) pediu explicação ao Governo do Amazonas, nesta terça-feira (19), sobre a redução de distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios. A princípio, a quantidade distribuída diverge do número previsto no Plano Estadual de Vacinação. Este, portanto, foi divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

No requerimento, a Defensoria questiona se o Amazonas recebeu os 306 mil imunizantes anunciados. As doses, portanto, seriam fruto de repasses do Ministério da Saúde (256 mil doses) e do Governo do Estado de São Paulo (50 mil).

O pedido da Defensoria Pública também é para que o Estado comprove o número de vacinas enviadas para cada cidade.

O órgão questiona a diferença entre a quantia de doses necessárias para abranger o primeiro grupo a ser vacinado no Amazonas (262,1 mil pessoas) e a recebida pelo Governo Estadual.

“Quais os grupos da primeira fase que serão efetivamente imunizados? De fato, o Estado do Amazonas confirma que não há doses suficientes para contemplar o quantitativo previsto na primeira fase da vacinação?”, questiona a DPE-AM no ofício. O defensor público Rafael Barbosa assinou o documento. Portanto, é o responsável pela Defensoria Especializada em Atendimentos de Interesse Coletivo.

Diante da divergência de dados no Plano Estadual de Vacinação, a Defensoria irá aguardar a resposta do Executivo Estadual. O órgão ainda deve avaliar a adoção de medidas nessa situação.

Leia mais

Foto: Mauro Neto/Secom