Governo dá aval para privatização de oito aeroportos no interior do AM

Os aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé já estão listados na sexta rodada de concessão de aeroportos, que será realizada em abril do próximo ano. 

governo, privatizacao, aeroportos, am

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 24/12/2020 às 13:46 | Atualizado em: 24/12/2020 às 13:46

Por meio do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), o governo de Jair Bolsonaro deu parecer favorável para a privatização de oito aeroportos do interior do Amazonas: Parintins, Carauari, Coari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Lábrea e Maués. 

A resolução, do Conselho do PPI, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24). Estão na lista também empreendimentos portuários e rodovias. 

A inclusão dos aeroportos amazonenses no PND (Programa Nacional de Desestatização) foi submetida ao presidente Jair Bolsonaro. 

A expectativa é que o edital para o leilão dos aeroportos seja aberto no primeiro trimestre de 2022 e os lances no segundo trimestre do mesmo ano. 

Os operadores dos aeroportos locais deverão enviar para o Ministério da Infraestrutura e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) os contratos e os convênios existentes. 

Em 2019, conforme a Anac, os oito aeroportos transportaram 58,5 mil passageiros em voos regulares. A maior movimentação foi registrada em Parintins, com 27,3mil pessoas. 

 

Manaus, Tabatinga e Tefé 

Os aeroportos de Manaus (foto), Tabatinga e Tefé já estão listados na sexta rodada de concessão de aeroportos, que será realizada em abril do próximo ano. 

O Bloco do Norte, que inclui ainda os aeroportos de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR), tem o valor mínimo de contribuição em R$ 47,865 milhões. 

No leilão, serão transferidas as operações de 22 aeroportos que representam 11% do tráfego total de passageiros no país. 

Para as empresas que se habilitarem, não será exigido atestado de viabilidade econômica por instituição financeira. 

 

Foto: divulgação/Infraero