ALE aprova, sem voto contra, Josué Neto para conselheiro do TCE-AM
Deputados da Assembleia Legislativa aprovaram indicação do atual presidente para conselheiro do TCE horas depois do pedido de aposentadoria do pai Josué Filho

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/12/2020 às 15:32 | Atualizado em: 16/12/2020 às 15:32
O deputado estadual Josué Neto (Patriota), que está nos últimos dias como presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), foi aprovado nesta quarta (16) por seus pares para compor o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
A aprovação foi por unanimidade, portanto, sem contestação quanto à indicação do poder Legislativo. A vaga é uma das duas que cabem à ALE na corte de contas.
Dessa maneira, Josué Neto poderá herdar vitaliciamente a cadeira do pai, Josué Filho, a partir de 5 de abril de 2021. Além disso, também o salário mensal de mais de R$ 30 mil.
A decisão do plenário da ALE aconteceu, então, poucas horas depois de Josué Filho pedir, antecipadamente, sua aposentadoria compulsória.
O projeto de decreto legislativo que referendou a indicação recebeu parecer favorável de comissão especial. O relator foi Roberto Cidade (PV), o futuro presidente da ALE, conforme eleição do último dia 3.
Leia mais
Para abrir caminho a Josué Neto, pai pede aposentadoria no TCE-AM
Ida de Josué para o TCE-AM tira Tony Medeiros de vice de Bi Garcia
Autonomia e independência
Ao felicitar Josué Neto pela indicação, o deputado Sinésio Campos (PT) destacou que a ALE, assim, exerce seu direito ao assento na corte de contas. Além do Legislativo, têm direito a vagas no TCE o Governo do Estado, o Ministério Público de Contas e os auditores.
Conforme o deputado Serafim Corrêa (PSB), a Assembleia Legislativa reafirma com a indicação sua autonomia e independência.
Foto: BNC Amazonas