Comentarista da Globo sugere que só no Norte vale tudo para ganhar eleição
Comentarista Natuza Nery deu a entender que só na região Norte a máquina pública é usada "despudoradamente" para ganhar eleição

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 12/11/2020 às 19:56 | Atualizado em: 12/11/2020 às 19:56
No quadro do “Jornal GloboNews” das 18h de hoje (11), a comentarista Natuza Nery fez comentário sobre as eleições na região Norte. Conforme conhecimento que diz ter dessa realidade, os candidatos de lá fazem o que for para ganhar a disputa eleitoral.
“Olha, eleição lá eles usam despudoradamente a máquina [pública] para se manter no poder”.
De acordo com a forma como colocou sua opinião, esse modo de vencer eleição só acontece no norte do país.
“É algo impressionante. Você vê candidato a prefeito, sobretudo das cidades médias, candidato à reeleição, usando a máquina pública para conseguir voto, atrair voto, na última hora”.
Segundo Natuza, ela mesma vivenciou tal situação em coberturas políticas que fez na região.
E foi durante essas experiências no Norte que aprendeu, conforme a jornalista, o que é “marketing de guerrilha”. Ela se referia a conceito que surgiu no fim dos anos 70, com a Guerra do Vietnã, e em síntese significa alcançar bom resultado com estratégia agressiva e pouco recurso.
Ela usou um exemplo de como agem os candidatos nessa estratégia.
Duas pessoas simulam conversam em local de aglomeração de pessoas, como uma parada de ônibus. O foco é denegrir a imagem de determinado candidato. E repetem isso outras vezes, também em vários pontos de ônibus da cidade.
“Depois de trinta dias, aquele candidato já está com o filme totalmente tostado. O que a gente vê hoje em rede social já acontecia em muito menor escala”.
O vídeo do telejornal pode ser visto no portal do G1.
Leia mais
Foto: Reprodução/TV