Candidatos proibidos de chegar perto de 5,5 mil eleitores indÃgenas
A decisão de manter os indÃgenas do vale distante dos contatos da campanha foi tomada pela juÃza eleitoral de Atalaia do Norte, Andrea Jane Silva de Medeiros

Publicado em: 16/10/2020 Ã s 07:51 | Atualizado em: 16/10/2020 Ã s 07:55
Candidatos e cabos eleitorais estão proibidos de fazer campanha na Terra IndÃgena do Vale do Javari, a cerca de 1.200 quilômetros de Manaus.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), a decisão foi tomada para evitar a contaminação desses povos pelo novo coronavÃrus (covid-19).
Desde que a pandemia chegou à região, a barreira sanitária foi implantada para a proteção dos indÃgenas que possuem imunidade baixa.
Leia mais
Amazonas lidera no paÃs em candidaturas de indÃgenas em 2020
Campanha ali, onde habitam Ãndios marubo, matÃs, mayuruna, kanamari e kulina, só pode ser feita por meio de estações de rádios da região.
Essa região geográfica, que compreende os municÃpios de Atalaia do Norte e Guajará, 5,5 mil eleitores estão aptos a votar nestas eleições.
A decisão de manter os indÃgenas do vale distante dos contatos da campanha foi tomada pela juÃza eleitoral de Atalaia do Norte, Andrea Jane Silva de Medeiros.
O municÃpio de Atalaia do Norte, a 1.136 Km da capital, não tem rádio.
Para resolver esse impasse, a juÃza manteve contato com os Distritos Sanitários Especiais IndÃgenas (DSEI), que possuem rádios que usualmente levam entretenimento e educação em saúde para as aldeias, e com os três candidatos a prefeito do municÃpio, que terão suas propostas transmitidas por essas rádios comunitárias.
As apresentações dos candidatos terão, durante o perÃodo de propaganda, duas inserções de no máximo 5 minutos via rádio do DSEI para as aldeias com direito a tradutor para lÃngua nativa dos Ãndios.
Com esta inovação, o JuÃzo Eleitoral de Atalaia do Norte-AM garantiu que, mesmo em tempos de pandemia, a prática da democracia pudesse chegar a esses cidadãos.
Isolados
A Terra IndÃgena do Vale do Javari fica localizada no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru.
Ali vivem aproximadamente 5.500 indÃgenas das etnias Marubo, MatÃs, Mayuruna, Kanamari e Kulina.
Zonas eleitorais
Seis aldeias desta região possuem locais de votação, instaladas pelo TRE-AM, através do Cartório Eleitoral de Atalaia do Norte.
Nos pleitos, sempre em conjunto com a Funai, os Servidores dos DSEI, os próprios indÃgenas – que atuam como mesários nas eleições, atuam nas eleições.
Toda a atividade tem o apoio das Forças Armadas na logÃstica de pessoas e equipamentos.
Tal esforço fez com que a Câmara Municipal dos municÃpios contem com um bom número de parlamentares indÃgenas.
Isso é fruto do desejo dessas comunidades de se tornarem não meros partÃcipes, mas protagonistas da vida polÃtica do municÃpio.
Leia mais no Site TRE-AM
Foto: Mário Vilela/Funai