PlÃnio critica liberação de “fichas-sujas” para eleições municipais
"A Lei da Ficha Limpa foi a melhor escolha que aconteceu nesse paÃs, e agora acaba de ser rompida, quebrada e desrespeitada," disse o Senador

Gabriel Ferreira, Da Redação
Publicado em: 02/09/2020 Ã s 15:48 | Atualizado em: 02/09/2020 Ã s 15:50
Em vÃdeo divulgado nesta quarta-feira (2), o senador PlÃnio Valério (PSDB) criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que devido adiamento das eleições que libera a candidatura dos “fichas-sujas” para disputa das eleições 2020.
A princÃpio, o parlamentar classificou a medida como “uma coisa estranha e inadmissÃvel, que está acontecendo no campo jurÃdico eleitoral.”
Dessa forma, PlÃnio explicou que o adiamento das eleições “está permitindo que os fichas sujas das eleições. Aqueles, candidatos que tem a fichas suja, cometeram crimes, não participariam. [..] Agora pode, está tudo liberado.”
Segundo o Senador, “foi o que decidiu o tribunal eleitoral, embora com parecer contrário do ministro (Edson) Fachin.”
PlÃnio enfatizou ser absurda a decisão, “que nos envergonha, ela nos causa problema. E diz o que? Que qualquer pessoa está livre pra fazer o que fizer, e sabe que pode participar das eleições.”
A partir disso, ele completou: “A Lei da Ficha Limpa foi a melhor escolha que aconteceu nesse paÃs, e agora acaba de ser rompida, quebrada e desrespeitada.”
Foto: Agência Senado
Leia mais
TSE decide que pandemia liberou “fichas-sujas” para eleições