Presidente da Samel afirma que Jornal Nacional mente sobre mortos por Covid-19 no AM

Jornalístico da TV Globo divulgou que a média de óbitos no estado cresceu 89%

Samel e Jornal Nacional-min

Israel Conte

Publicado em: 19/08/2020 às 18:01 | Atualizado em: 19/08/2020 às 18:07

O presidente do Grupo Samel, Luiz Alberto Nicolau afirmou que são mentirosos os dados divulgados pelo Jornal Nacional que apontam um aumento do número de mortos por Covid-19 no Amazonas.

De acordo com informações do jornalístico da TV Globo nesta terça-feira, dia 18, a média de óbitos no estado cresceu 89%.

“Eu não sei com que intenção o Jornal Nacional tem dito isso. Se é falta de informação. Mas nós queremos dizer que isso é mentira”, afirmou Nicolau.

Ainda conforme o presidente da Samel, ontem, houve quatro óbitos por coronavírus no estado, sendo dois na capital e dois no interior.

Leia mais 

FVS explica ‘aumento’ de mortes e descarta segunda onda de coronavírus

 

Nicolau lembrou que em 4 de julho, a Samel já havia decretado o fim da pandemia no Amazonas, e no dia 13 de julho, divulgou que não se acreditava mais em uma segunda onda da doença no estado.

Confira o vídeo com a fala de Luiz Alberto Nicolau divulgado nesta quarta-feira, dia 18.

Reclassificação 

A própria Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) havia esclarecido em 13 de agosto que a variação na média de óbitos, observada nos últimos sete dias, por Estado, Brasil,  a partir do dia 10 de agosto, é resultado da inclusão de óbitos reclassificados.

Dessa maneira, todos os registros de óbitos de pacientes ocorridos entre os meses de abril a julho de 2020 em Manaus, que então não atendiam critérios para serem encerrados como covid-19, estão sendo revisados pela equipe da Semsa/Manaus e alguns estão tendo a causa básica reclassificada para covid-19.

Portanto, na análise dos dados, é importante levar em consideração a data de ocorrência e não a data da confirmação/divulgação do óbito.