Eirunepé ganha leitos para coronavírus e mantém restrições pelo isolamento
O local agora funciona exclusivamente para atender pessoas com sintomas de síndrome gripal inclusive possíveis pacientes de coronavírus

Mariane Veiga
Publicado em: 02/06/2020 às 10:36 | Atualizado em: 02/06/2020 às 10:41
A Prefeitura de Eirunepé inaugurou ala no hospital regional Vinicius Conrado com 19 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes de coronavírus (covid-19).
Dessa maneira, a unidade de saúde passa de 61 para 80 leitos disponíveis.
Ao mesmo tempo, o prefeito Raylan Barroso prorrogou as restrições para o funcionamento do comércio do município até o dia 30 deste mês.
Barroso estava acompanhado do secretário-executivo- adjunto de atenção ao interior da Secretaria de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo.
O local agora funciona exclusivamente para atender pessoas com sintomas de síndrome gripal inclusive possíveis pacientes de coronavírus, em baixa e média complexidade.
A ala foi equipada com três respiradores mecânicos, cardiovessor, bomba de infusão, monitores, cápsulas “Vanessa”, entre outros.
O adjunto da Susam disse que o governo apoia Eirunepé integrando três leitos de UCI (unidades de cuidados intermediários) completos, com respiradores, bombas de infusão, monitores e desfibrilador.
A prefeitura garantiu que o espaço, além de equipamentos, também conte com uma equipe completa de profissionais formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, todos atuando com equipamentos de proteção indicados para garantir a proteção da equipe.
“Esta é uma ala preparada para atender as pessoas infectadas com a covid-19, que construímos e equipamos pensando em salvar vidas neste momento tão difícil. Estamos adquirindo equipamentos, insumos, EPI, entre outros, em grande parte com recursos próprios, mas também com a ajuda do Governo do Amazonas que tem sido um grande parceiro e que ajudou muito na implantação deste espaço no hospital”, disse o prefeito.
O chefe do executivo de Eirunepé lembrou que a prefeitura também adquiriu aparelhos respiradores e bipap para ampliar a oferta de tratamento na cidade.
Prorrogação
Já na manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Eirunepé prorrogou as medidas de enfrentamento à disseminação do vírus no município. O novo decreto se estende até dia 30 de junho.
No texto da publicação, ficou definido que o horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio varejista em geral e de prestação de serviços no município será de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 17h.
No entanto, no sábado e domingo o funcionamento será das 7h às 12h.
Leia mais
Eirunepé adota protocolos da Samel para tratar pacientes com coronavírus
Foto: Divulgação