Wilson pede ajuda internacional ao AM contra coronavírus

O governador do estado disse que endossa proposta do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pelo pedido de socorro externo ao Amazonas

Publicado em: 23/04/2020 às 09:36 | Atualizado em: 23/04/2020 às 09:40

O governador Wilson Lima (PSC) disse ontem, dia 22,  que vai encaminhar carta à Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force). Sobretudo para mobilizar cooperação internacional contra o coronavírus (covid-19).

Dessa forma, Wilson disse que endossa proposta do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). Principalmente pelo pedido de socorro externo ao Amazonas.

“Eu entendo que esse é o caminho, esse é o momento de união e da gente pedir ajuda de quem pode nos estender a mão. O Governo do Estado tem uma relação muito próxima com alguns organismos internacionais”.

De acordo com o governador, neste ano ele é o presidente do Fórum Internacional para Climas e Florestas. Este que seria realizado agora em maio.

“Então, vou fazer um apelo para o GCF, que reúne 38 governadores de estados e províncias de áreas de floresta, para pedir esse socorro para a Amazônia”.

O documento, será enviado também à ONU, via Organização Mundial da Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas (Pnud). Dessa forma, abordará a necessidade de apoio especial aos governos estaduais de países pobres. Assim como os que estão em desenvolvimento.

Conforme Wilson, seu governo já tem boa relação com o banco alemão KfW, que tem apoiado projetos no estado. Principalmente voltados ao meio ambiente.

E acrescentou que vai tratar com a Noruega a possibilidade de uso de parte dos recursos do Fundo Amazônia, hoje estagnados.

“Nós estamos precisando de respiradores, de equipamentos de proteção individual; precisamos de profissionais na área de saúde, porque nossos profissionais que estão na linha de frente estão adoecendo. Esse é o momento em que temos que usar o mesmo esforço internacional que nos cobram para reduzir as queimadas, para salvar vidas do povo da Amazônia, e do Amazonas, que está sofrendo com essa pandemia”.

Foto: Divulgação/Secom

 

 

Leia mais

Após ouvir Wilson, governo federal descarta intervenção na saúde do AM