Governo do Amazonas na luta contra o novo coronavírus

O Governo do Amazonas está empenhado na luta contra o novo coronavírus e atuando em várias frentes, ao disponibilizar diversos serviços nas áreas de saúde e de assistência social para a população do Estado. Os serviços estão sendo ofertados por meio das secretarias estaduais e fundações, institutos e agências vinculadas ao Governo.

Neuton Correa, por: Secretaria de Estado da Comunicação Social Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Publicado em: 15/04/2020 às 12:23 | Atualizado em: 15/04/2020 às 12:23

Entre os serviços oferecidos pelo Governo do Estado nesse momento de enfrentamento da pandemia, destaca-se o atendimento dos alunos da rede estadual na capital e no interior, por meio do projeto “Aula em Casa”, com coordenação da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc). O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a retomar as atividades letivas após a suspensão em todo o país para prevenção e combate ao novo coranvírus.

Também vale destacar a distribuição, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vinculada à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), de toneladas de alimentos para instituições filantrópicas, que atendem a população vulnerável; o fornecimento de alimentos por meio dos Restaurantes e Cozinhas Populares, que garantem segurança alimentar para as pessoas em situação de risco social, trabalho coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Seas); e o projeto Chatbot Callcenter da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que atende a população que busca orientações quanto a sinais e sintomas de Covid-19.

 

Sistema de ventilação não invasivo

O Governo do Amazonas fechou acordo junto ao Grupo Samel visando o compartilhamento de protocolo de assistência utilizado pelo grupo de saúde, que usa sistema de ventilação não invasivo no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A parceria envolve, inicialmente, Estado, Samel e Transire, empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM).

As chamadas cápsulas de ventilação não invasivas estão sendo produzidas pela Transire e usadas pela Samel em pacientes com Covid-19, possibilitando diminuição do tempo médio de internação. De acordo com a Samel, o método tem demonstrado um tempo médio de 4,9 dias de internação, bem abaixo da média de 15 dias.

 

SSP-AM deflagra operação “Fica em Casa”

Pelo Decreto Estadual nº 42.101, o funcionamento de estabelecimentos comerciais de alguns segmentos está suspenso, como medida do Governo do Amazonas para prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por isso, todo o Sistema de Segurança Pública do Estado está nas ruas com a operação “Fica em Casa”, de forma a combater o funcionamento irregular de pontos comerciais.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates, explica que o policiamento está sendo reforçado para que a população tenha a segurança sanitária necessária. “Estamos nas ruas com o reforço de policiamento para verificar os estabelecimentos que não estão autorizados e que ainda permanecem abertos, para serem fechados. E aqueles que têm o direito de estarem abertos têm que cumprir as normas sanitárias. Têm que ter álcool em gel e todo o cuidado de quantitativo de pessoas no estabelecimento. É isso que estamos fazendo, uma fiscalização mais intensiva para o cumprimento dessas normas”, explicou o secretário.

 

Pontos de coleta de doações

Empresas privadas que queiram contribuir com doações direcionadas aos grupos em vulnerabilidade social e aos centros de apoio podem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do número (92) 9410-4599.

Doações de cestas básicas, roupas e produtos de higiene podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em três pontos de Manaus: na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD/Sejusc), localizada na rua Salvador, 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul; no Teatro Amazonas, situado no Largo de São Sebastião, Centro; e na sede da Seas, na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, zona centro-sul.

Todos os produtos doados pelos voluntários individuais da sociedade civil e empresas privadas são destinados aos públicos mais vulneráveis, associações filantrópicas e instituições de caridade, que desenvolvem trabalhos de assistência social voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, mulheres, crianças, população LGBT e pessoas em situação de rua.

 

UEA antecipa formatura de estudantes da área de saúde

 Buscando ampliar a oferta de profissionais de saúde disponíveis para atuar no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) publicou resolução (nº 07/2020) que permite a antecipação da formatura de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. A outorga de grau dos três cursos, que aconteceria somente em agosto, pôde ser feita imediatamente, em caráter especial.

A medida tem como objetivo otimizar a disponibilização de serviços de saúde e aumentar a capacidade de atendimento das unidades públicas, especialmente aquelas que estão recebendo pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus.